segunda-feira, 30 de junho de 2014

Parecer da Prova de BIOLOGIA E GEOLOGIA 1ªFase (APPBG)

Exame Biologia e Geologia - 1ª Fase 2014
 
Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário


"Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P.. Registamos igualmente um correto equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10/11º ano, seja nos seus diversos temas, assim como a avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.
Relativamente às provas dos últimos dois anos, esta configura-se-nos bem construída e mais adequada à avaliação das aprendizagens dos conteúdos e procedimentos elencados no programa, ao nível etário de alunos de 11º ano, assim como à literacia científica e de língua materna exigíveis neste nível de ensino. Os quatro grupos contêm suportes documentais mais explícitos, tendo a generalidade dos itens uma formulação mais objetiva, estando mais centrada no conhecimento do que na interpretação. Apresenta-se igualmente equilibrada quanto ao grau de dificuldade dos itens.
Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões. Porém, reconhecemos a utilização pontual de termos/processos importantes para a boa compreensão dos documentos e correta resolução de itens, que, apesar de cientificamente válidos, são desconhecidos da generalidade dos estudantes deste nível de ensino. Referimo-nos ao processo de frutificação dos fungos patente no suporte documental e requerido para resolver o último item da prova."
A Direção Nacional da APPBG

sábado, 28 de junho de 2014

Civismo japonês invade Mundial

Mundial: adeptos do Japão levam sacos para recolher lixo do estádio
Fonte

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Academia de Férias na ESB-UCPorto

Alfaces sem radiação

Fábrica de Fukushima transformada em estufa de alfaces livres de radiação



"A gigante tecnológica Fujitsu expandiu-se para uma nova área de negócio e abriu uma estufa de alfaces biológicas em Fukushima, Japão. Num projecto que mistura a agricultura, a indústria e a medicina, a Aizu-Wakamatsu Akisai Vegetable Plant cultiva alfaces biológicas, livres de radiação, com baixos teores de potássio e nitratos."