terça-feira, 31 de março de 2015

“O AVC é uma bomba relógio que mata 1 português por hora. Viva mais. Não arrisque”

Quando apresentarem os sintomas [como falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar – os mais comuns nos acidentes vasculares cerebrais], as pessoas devem saber que “tal significa chamar o 112 de imediato através do qual será activada a via verde para o AVC, permitindo um atendimento prioritário hospitalar”...
http://eueaterapiadafala.blogspot.pt/2013/10/sinais-de-avc.HTML
 
O AVC é a primeira causa de morte e invalidez em Portugal. Calcula-se que, por hora, três portugueses sofram um AVC, um dos quais resulta em morte. Cerca de um terço dos sobreviventes pode recuperar significativamente no primeiro mês, mas metade dos doentes continua com problemas ao longo de toda a vida, ficando dependente para realizar actividades diárias. 
notícia completa (Dia Nacional do Doente com AVC)
 
 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Plano de vacinação em Portugal

Clik para ampliar
http://www.vacinas.com.pt/calendario-de-vacinacao/pnv/calendario-nacional


quinta-feira, 5 de março de 2015

Paquistão: mais de 500 pais detidos por proibirem filhos de serem vacinados contra pólio

A polícia paquistanesa prendeu mais de 500 cidadãos da cidade de Peshawar por não permitirem que os seus filhos fossem vacinados contra a poliomielite – ou pólio. De acordo com o comissário-adjunto da polícia local, Riaz Khan Mehsud, as 513 pessoas presas na segunda e terça-feira poderão ser libertadas se assinarem uma declaração a permitir a vacina aos seus filhos.



A taxa de vacinação no Paquistão é invulgarmente baixa, por várias razões: ataques a funcionários médicos, falta de pessoas devido a operações militares correntes ou desconfiança das famílias. Segundo a Global Polio Eradication Initiative, uma parceria público-privada que inclui a World Health Organization e a Unicef, o Paquistão lidera a lista de novos casos de pólio nos últimos anos, globalmente – nove dos dez casos reportados este ano são de crianças paquistanesas.
Em 2014, o Paquistão teve 327 casos de pólio – o segundo país da lista, Nigéria, teve “apenas” 36.
ler notícia  completa continua

SEM COMENTÁRIOS...