terça-feira, 17 de novembro de 2015
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
SEMANA C&T (CiÊNCIA E TECNOLOGIA) na ZARCO
O Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, surgiu em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.
Para comemorar a Semana da Ciência & Tecnologia o grupo de BIOLOGIA e GEOLOGIA da ZARCO organiza as seguintes atividades:
Palestra com Dra Lúcia Vasquez “Segredos e tesouros geológicos das paisagens em Portugal”
(9h - 11h - Auditório – 10.º Ano) 10º4 - 10:00 -11:00
“Descomplicando a saúde…Da célula normal à célula tumoral” – por investigadoras do LIP – LPCC Laboratório de Investigação pedagógica (LIP), Liga Portuguesa contra o Cancro (para os alunos do 11º ano)
O cancro caracteriza-se pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.
Uma célula normal pode sofrer uma mutação genética, ou seja, alterações no DNA dos genes. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades (figura).
Independentemente da exposição a agentes cancerígenos ou carcinógenos, as células sofrem processos de mutação espontânea, que não alteram seu desenvolvimento normal.
As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que, a princípio, são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.
http://www.ligacontraocancer.com.br/como-surge/
Etiquetas:
Comemorações,
Dia Nac. da Cultura Científica,
semana C&T
sexta-feira, 13 de novembro de 2015
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
6 coisas que deve saber sobre os organismos geneticamente modificados, segundo a UE
A utilização de organismos geneticamente modificados (OGM) é um dos temas mais controversos da segurança alimentar – e da própria União Europeia, na verdade. Desde Abril de 2015 que os países da EU podem decidir se querem permitir ou não o cultivo de OGM no seu território. No entanto, no que diz respeito à comercialização, o Parlamento Europeu adoptou uma abordagem diferente e votou contra esta possibilidade.
Saiba (quase) tudo sobre os OGM na União Europeia – esta é a versão da própria UE, claro, e pode ser lida também no site do Parlamento Europeu.
O que é um OGM?
OGM significa “organismo geneticamente modificado”. São organismos cujo material genético foi alterado artificialmente para lhes oferecer uma nova propriedade, como a resistência a uma doença, aos insectos ou à seca ou para aumentar a produtividade de uma colheita.
Normalmente de que tipo de culturas estamos a falar quando falamos de OGM?
Milho, algodão, soja, colza e beterraba.
domingo, 1 de novembro de 2015
Couve-nabiça geneticamente modificada (OGM) plantada, por engano
"Várias plantações de couve-nabiça geneticamente modificadas foram plantadas, por engano, em campos britânicos, de acordo com a Defra (Department for the Envioronment Food and Rural Affairs).
Segundo a instituição, uma importação de couves-nabiças normais de França trouxe para o Reino Unido, de forma não-intencional, várias sementes geneticamente modificadas, que foram plantadas em campos escoceses e ingleses. Os campos serão em breve destruídos, tal como, de resto, todas as sementes desta encomenda." ler mais aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)