CienciaHoje
2011-03-09
O pico do fitoplâncton está a ocorrer mais cedo, revela um estudo norte-americano publicado na revista Global Change Biology. Este facto pode provocar um desfasamento temporal na cadeia trófica em que o crescimento dos consumidores não será contemporâneo com o das microalgas, provocando uma diminuição na sua biomassa, que afectará posteriormente a produção piscícola.
continuaO pico do fitoplâncton está a ocorrer mais cedo, revela um estudo norte-americano publicado na revista Global Change Biology. Este facto pode provocar um desfasamento temporal na cadeia trófica em que o crescimento dos consumidores não será contemporâneo com o das microalgas, provocando uma diminuição na sua biomassa, que afectará posteriormente a produção piscícola.
...
O que é o fitoplâncton?
O fitoplâncton é constituído por microalgas, presentes na coluna de água, que se deslocam ao sabor da corrente. Para crescerem precisam de luz solar e nutrientes, tal como as plantas. No mar, são a base da cadeia trófica. São consumidos por pequenos organismos, (por exemplo pequenos crustáceos), e larvas de outros animais, que por sua vez são consumidos pelos peixes. Em termos do planeta Terra, o fitoplâncton tem um papel equivalente à totalidade das plantas terrestres, no que respeita o sequestro de carbono atmosférico, através da fotossíntese. Por outro lado, dado que as células das microalgas têm um tempo de geração muito rápido (1 a 2 dias), estes organismos respondem muito rapidamente às alterações ambientais.
Sem comentários:
Enviar um comentário