sábado, 27 de julho de 2013

Dengue - solução passa pela esterilização de machos


Aedes aegypti
De acordo com a Lusa, o embaixador brasileiro da AIEA, Laércio Vinhas, afirmou, em entrevista à Rádio ONU, que a agência está a estudar uma forma de eliminar o mosquito de dengue. A solução pode passar pela adoção da técnica do inseto estéril, que já está a ser utilizada, com sucesso, no combate da mosca da fruta.


Ler notícia aqui
Sexta-feira, 26 de Julho de 2013

Portugueses desvendam causa da imortalidade em tumores


fonte: http://www.boasnoticias.sapo.pt/noticias
Uma equipa de cientistas portugueses afirma que a imortalidade das células tumorais está diretamente relacionada com "uma região inexplorada do genoma". A conclusão é de um estudo desenvolvido por investigadores do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

A explicação vem, assim, dar resposta a uma questão que era há muito colocada pelos especialistas relativamente à capacidade de as células tumorais de dividirem, de forma ilimitada.
Continua

Segundo a especialista, há uma região do gene Telomerase, nunca antes explorada, onde uma 'enzima chave' no processo de divisão das células tumorais apresenta mutações comuns a diferentes tipos de cancro.
"As alterações no gene da Telomerase são frequentes e estão associadas ao aumento dos níveis desta enzima nos tumores", sublinha.

Sexta-feira, 26 de Julho de 2013


ler notícia completa aqui

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Parecer sobre a Prova de Biologia e Geologia 11º ano (APPBG)




Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2013 (GAVE)
Critérios (GAVE)

Parecer sobre a Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário -(APPBG)

"A prova é composta por quatro grupos, partindo de suportes documentais de grau de dificuldade heterogéneo. À semelhança da 1ª fase, contém dois grupos com documentos mais curtos e mais simples de interpretar e dois grupos a mobilizar níveis de atenção e interpretação mais elevados, dada a extensão e a complexidade dos suportes documentais, indo ao encontro do disposto na informação-exame. Entendemos contudo que, à semelhança de exames anteriores, o grau de exigência decorrente do enunciado dos itens e o grau de aprofundamento requerido nos critérios de classificação excede os programas da disciplina, nem sempre se encontrando adequado ao nível de ensino a que o exame diz respeito. Fundamentamos este fato nas competências requeridas para descodificar alguma informação presente nos documentos (tendo como exemplo os suportes apresentados, densos e complexos, nos grupos II e III da prova em análise), dado que são baseados em artigos científicos da comunidade académica e apresentam níveis de literacia científica muito elevados.
(continua)Registamos equilíbrio entre as componentes de biologia e geologia, surgindo contudo os temas do 10º ano com maior representatividade na prova. Notamos também que a componente de biologia se encontra excessivamente centrada em conteúdos de biologia celular e molecular.

A avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental encontra-se de acordo com o anunciado. Porém, os itens de natureza procedimental avaliam competências muito diferentes das trabalhadas e avaliadas em contexto de ensino e aprendizagem formal. Seria desejável uma maior convergência a este nível.
Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, salvo situações pontuais, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões.

À semelhança das provas de exame dos anos anteriores, a prova contempla conjuntos de itens com níveis de dificuldade diferenciados. Consideramos todavia que o nível de dificuldade da prova é mais elevado, havendo menor quantidade de itens destinados a avaliar competências mais básicas da disciplina.

Em relação aos itens propriamente ditos, alguns itens/critérios de classificação suscitam a nossa reflexão/comentário (ler aqui):

A análise das provas de exame de 2013, associada aos resultados divulgados da 1ª fase, assim como a evolução dos resultados dos últimos 3 anos, suscita-nos inquietações e a necessidade de uma urgente reflexão acerca dos programas, da explicitação da componente procedimental da disciplina, da avaliação e da estrutura das provas de exame. A este propósito, a APPBG irá promover umas jornadas/colóquio de reflexão no mês de outubro para aprofundar estas temáticas, apelando, desde já, a uma participação significativa dos interessados."

Coimbra, 18 de julho de 2013,

A Direção Nacional da APPBG

(enviado por e-mail)  leitura integral aqui
- Concordo com muitos aspetos referidos mas não com todos.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ilhas Selvagens merecem mais respeito

"O Presidente da República afirmou hoje nas ilhas Selvagens que não tem "nenhuma garantia" de que haja um acordo entre os partidos que estão a negociar o "compromisso de salvação nacional", mas que aguarda com serenidade o seu resultado..."
ler mais aqui: Expresso, por Luísa Meireles
20:04 Quinta feira, 18 de julho de 2013

- Lamento que tenham aproveitado o nome de uma das nossas Reservas Naturais mais antigas, não para divulgar a importância de proteger locais de nidificação de aves marinhas, como as cagarras*, mas sim, para especular sobre politiquices que primam em desrespeitar a Natureza!
 
*Cagarra- Calonectris diomedea borealis (Cory 1881)
Fonte foto: http://www.avesdeportugal.info/caldio.html
"As Ilhas Selvagens são compostas por dois pequenos grupos, de onde se destacam a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. A Reserva Natural foi criada em 1971 (sendo uma das mais antigas de Portugal), devido à necessidade de proteger a avifauna marinha. Devido às condições que estas ilhas oferecem para a nidificação das espécies de aves marinhas, é frequente ouvir dizer que são um 'paraíso ornitológico".
"Crê-se que nestas ilhas exista a maior colónia de Cagarras do mundo. Dada a inexistência de predadores e de ameaças, chegam a terra ainda de dia pelas 17h."

- Felizmente  outros artigos repõem a verdadeira essência da visita, como este aqui:

Ilhas Selvagens: refúgio para numerosas espécies

Público, Por Tolentino de Nóbrega  em 18/07/2013 - 00:01

"As lhas Selvagens, dadas as suas características peculiares, constituem um óptimo local de nidificação e refúgio para numerosas espécies. Por isso assumem uma importância relevante quer a nível nacional, quer internacional, tendo sido objecto de estudo de expedições científicas multidisciplinares desde o século XVIII aos tempos modernos.
Embora possuam, entre a centena de espécies, algumas plantas que são endémicas ou exclusivas, é na fauna, sobretudo na ornitológica, que se concentra a maior riqueza natural das Selvagens. De facto, as grandes concentrações de aves marinhas dão um estatuto de santuário da natureza a estas ilhas que nesta quinta e sexta-feira serão visitadas, pela terceira vez, por um Presidente da República."
ler mais aqui:


Visita de estudo à Reserva Natural das Ilhas Desertas (Parque Natural da Madeira) _Fotos mclameiras



terça-feira, 16 de julho de 2013

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Os resultados esperados...


"Notas da primeira fase dos exames do secundário foram divulgadas hoje. Física e Química e Biologia e Geologia apresentam as piores médias."

Ler mais aqui 
"O exame nacional de Física e Química continua a ser o que mais dificuldades causa aos estudantes. A média dos alunos internos (os que frequentam a escola o ano todo) ficou-se pelos 8,1 valores e um em cada quatro chumbou à disciplina, soube-se hoje. Em 2012 aconteceu precisamente o mesmo.
Se se tiver em conta todos os alunos que realizaram o exame (internos e externos), a média cai para os 7,8 valores.
Nas outras áreas científicas as notícias também não são boas. A média dos alunos internos a Biologia e Geologia caiu de 9,8 para 8,4 valores. E a Matemática A passou da positiva (10,4) para os 9,7 valores, fazendo com que um em cada cinco alunos reprovasse à disciplina."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/exame-de-fisica-e-quimica-continua-a-ser-o-mais-dificil=f819527#ixzz2YgIbLaEl