ler mais aqui: Expresso, por Luísa Meireles
20:04 Quinta feira, 18 de julho de 2013
- Lamento que tenham aproveitado o nome de uma das nossas Reservas Naturais mais antigas, não para divulgar a importância de proteger locais de nidificação de aves marinhas, como as cagarras*, mas sim, para especular sobre politiquices que primam em desrespeitar a Natureza!
"As Ilhas Selvagens são compostas por dois pequenos grupos, de onde se destacam a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. A Reserva Natural foi criada em 1971 (sendo uma das mais antigas de Portugal), devido à necessidade de proteger a avifauna marinha. Devido às condições que estas ilhas oferecem para a nidificação das espécies de aves marinhas, é frequente ouvir dizer que são um 'paraíso ornitológico".
*Cagarra- Calonectris diomedea borealis (Cory 1881)
Fonte foto: http://www.avesdeportugal.info/caldio.html |
"Crê-se que nestas ilhas exista a maior colónia de Cagarras do mundo. Dada a inexistência de predadores e de ameaças, chegam a terra ainda de dia pelas 17h."
Ilhas Selvagens: refúgio para numerosas espécies
Público, Por Tolentino de Nóbrega em 18/07/2013 - 00:01
"As lhas Selvagens, dadas as suas características peculiares, constituem um óptimo local de nidificação e refúgio para numerosas espécies. Por isso assumem uma importância relevante quer a nível nacional, quer internacional, tendo sido objecto de estudo de expedições científicas multidisciplinares desde o século XVIII aos tempos modernos.
Embora possuam, entre a centena de espécies, algumas plantas que são endémicas ou exclusivas, é na fauna, sobretudo na ornitológica, que se concentra a maior riqueza natural das Selvagens. De facto, as grandes concentrações de aves marinhas dão um estatuto de santuário da natureza a estas ilhas que nesta quinta e sexta-feira serão visitadas, pela terceira vez, por um Presidente da República."
Visita de estudo à Reserva Natural das Ilhas Desertas (Parque Natural da Madeira) _Fotos mclameiras
Sem comentários:
Enviar um comentário