domingo, 29 de setembro de 2013

CAJ – Conversas de Afetos e Juventudes


img
 http://www.cm-matosinhos.pt/pages/329


Está marcado para a turma de Bio12º1 da Zarco - 6ª feira, dia de Outubro de 2013




15h00 às 16h30


Ciclo de Encontros e Conversas Informais
 
"Resultante da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e Unidade Local de Saúde de Matosinhos, o CAJ - Centro de Atendimento a Jovens da Casa da Juventude de Matosinhos apresenta mais um ciclo de encontros e conversas informais, onde de forma pragmática e interativa se pretende dar resposta a todas as dúvidas dos/as jovens relacionadas com a saúde, as suas relações, o seu corpo e a sua sexualidade.
Porque uma vivência menos positiva da sexualidade leva muitas das vezes ao aparecimento de problemas de podem colocar em causa o bem-estar físico, psicológico ou social dos/as jovens, o ciclo de conversas CAJ – Conversas de Afetos e Juventudes constituirá, uma excelente oportunidade para todos/as os/as jovens que queiram participar numa discussão aberta e descomplexada sobre diferentes temáticas."
 
04 de Outubro de 2013 (15h00 às 16h30)
Infeções Sexualmente Transmissíveis

"Os que marcaram a sua presença"


 

Bactérias resistentes a antibióticos


EUA: utilização de antibióticos na indústria da carne causa 23 mil mortes por ano

"De acordo com um novo relatório divulgado pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a resistência aos antibióticos usada na produção de carne contribui para cerca de 23 mil mortes no país anualmente. A produção de carne em larga escala também leva a outras consequências desagradáveis, como a doenças das vacas loucas, o abuso animal e o escoamento de resíduos.
Muitas bactérias dos animais são transformadas em super bactérias resistentes a antibióticos, devido ao seu uso excessivo. E, segundo os CDC, dois milhões de pessoas por ano são infetadas com estas bactérias. Embora se saiba, há muito, que antibióticos de largo espectro são usados em excesso nos cuidados médicos humanos, é agora chamada a atenção também para o seu uso na indústria da carne."
continua aqui

sábado, 28 de setembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação - Concurso de fotografia para as escolas


A DECOJovem desafia os alunos dos ensinos básico, secundário/profissional a tirarem uma fotografia original e criativa de uma fruta ou legume da época e a escreverem uma frase sobre a importância de uma alimentação saudável.
Ambas devem ser enviadas até ao dia 11 de outubro de 2013.

Há prémios para oferecer e as melhores fotografias serão integradas na fotogaleria que a DECOJovem vai lançar a 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.
 
 



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Noite Europeia dos Investigadores

Líquenes à moda do Norte  
 
 
 Foto (mclameiras)
  
Líquenes à moda do Norte - projeto de cidadania científica

 "O Norte do país alberga algumas relíquias de florestas ancestrais, idênticas às florestas do Norte da Europa e da América, onde espécies de líquenes mais sensíveis à poluição e outros fatores de perturbação ambiental encontram as condições ideais para crescer. A maior parte dessas espécies estão em franca regressão em todo o mundo e a sua ocorrência e distribuição em Portugal é ainda praticamente desconhecida. Para acelerar o processo de recolha desta informação, é necessário reunir o esforço de liquenólogos e cidadãos cientistas. Faremos a observação de algumas destas espécies de forma a que os participantes venham a ser capazes de as reconhecer no campo."
 
 
 
Animais Selvagens dentro da Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto),
 
 - Taxidermia* -

 

 
 
 
 
 

 
"Uma original exposição organizada pela Universidade do Porto. Desde leopardos que caçam impalas a rinocerontes, a exposição “Animais de Museu” junta mais de 100 exemplares taxidermizados vindos de todos os continentes, colocados em poses naturais e equilíbrios impossíveis."
 
*Taxidermia, arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo
 
 

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Noite Europeia dos Investigadores 2013

"O próximo dia 27 de Setembro, sexta-feira,  marca a realização da edição de 2013 da Noite Europeia dos Investigadores, este ano subordinada ao tema Futuro 2020. Tendo esta temática como inspiração, as várias atividades oferecidas um pouco por todo o país propõem-se a antever os desafios que teremos de enfrentar em 2020, antecipando assim a discussão das novas diretrizes da União Europeia para a Investigação e Inovação – Horizonte 2020 –, que entrarão em vigor já em 2014. 
Este ano, o Porto comemora a Noite Europeia dos Investigadores 2013 no Jardim Botânico, mais concretamente na Casa Andresen. A partir das 18h e até à meia-noite, o Jardim Botânico será palco de sessões de cinema, de observações astronómicas, de performances musicais e de espaços de debates e tertúlias. 

No programa destacam-se algumas actividades particularmente interessantes para professores que pretendam despertar nos alunos uma maior curiosidade pela Ciência.

Actividades mãos-na-massa 18h – 23h
Actividades demonstrativas de conceitos científicos ou experiências didácticas especialmente dirigidas para os mais novos.

Hotel de Insectos 18h – 23h
Uma paragem obrigatória é o Hotel de Insectos, uma instalação onde se simulam diferentes habitats de insectos. A estrutura desta instalação permite acolher vários tipos de insectos para observação e haverá espaço para colocar questões ao entomologista e ao nutricionista de serviço.

Invasão da Casa Andresen 18h – 24h (últimas entradas à 23h15)
Estapeia  é uma exposição com carácter de instalação/encenação, em que os visitantes acabam por ser também actores da performance, usando lanternas para explorar o interior da casa, ocupada de forma insólita pelos animais. A não perder!

Observações astronómicas 20h – 23h
Observação de Vénus, Saturno, estrelas duplas e enxames através de recurso a telescópio.

As actividades previstas não se limitam às aqui apresentadas. O programa completo encontra-se disponível para consulta em nei2013.eu e os últimos preparativos podem ser acompanhados na página do Facebook da Noite Europeia dos Investigadores 2013.  "
 
 
EU VOU! 

Pais vão poder trabalhar a tempo parcial em 2014

"O Governo quer que os pais possam vir a trabalhar a tempo parcial para dedicarem mais tempo aos filhos, continuando a receber o salário por inteiro. O projeto está a ser trabalhado e deverá entrar já em vigor em 2014, com o salário remanescente a ser pago pelo Estado.

A notícia é avançada hoje pelo Diário de Notícias que cita fonte do gabinete do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social."

continua aqui:

Boa notícia, na sequência da notícia de ontem.
Como mãe e como avó, fico muito satisfeita!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nascimentos em queda


foto: mclameiras


Lusa - ‎segunda-feira‎, ‎23‎ de ‎setembro‎ de ‎2013

Entre janeiro e junho deste ano, nasceram menos 3.968 em Portugal - período em que se registaram 39.913 nascimentos - do que em igual período do ano passado, em que nasceram 43.881 bebés.
...
A diminuição do número de nascimentos nos primeiros seis meses do ano é justificada por um especialista com questões como o desemprego jovem, o elevado preço das creches e a dificuldade em conciliar carreira e maternidade.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Noite Europeia dos INVESTIGADORES

Porto

Desde a primeira edição da Noite Europeia dos Investigadores que a cidade do Porto organiza actividades com o intuito de levar a Ciência ao público em geral.
Ao contrário de anos anteriores, em que as actividades decorriam no Planetário do Porto e na Praça de Gomes Teixeira, em frente à Reitoria da Universidade, em 2013 a NEI no Porto vai desenrolar-se no Jardim Botânico.
Em consonância com a temática que pauta esta edição, as actividades focar-se-ão nas alterações expectáveis para 2020 e no modo como viveremos essa nova realidade. Como habitualmente, as actividades serão dinamizadas pelo CAUP e pela Universidade do Porto.
O programa completo será disponibilizado em breve. Esteja atento!

aqui:
http://nei2013.eu/locais/porto/

domingo, 15 de setembro de 2013

Reduzir, Reutilizar, Reciclar

Como o Rock In Rio gere as toneladas de lixo que produz (ver VÍDEO)


Plástico lidera aumento da reciclagem em Portugal no primeiro semestre




Quantidades de resíduos de embalagem de origem urbana encaminhadas para reciclagem

Publicado em 30 de Julho de 2013
 (Greensavers)

Balanço Janeiro-Junho20132012Comparação Semestral 2012/13 (p.p)
Papel/Cartão46.48144.6764%
Vidro78.85781.745-4%
Plástico30.99325.45322%
Metal10.7408.89720,7%
Madeira1.2462.058-39%
Total168.313162.8303%








( fonte: http://greensavers.sapo.pt/2013/07/30/plastico-lidera-aumento-da-reciclagem-em-portugal-no-primeiro-semestre/)
 

Investigação: as plantas também comunicam entre si

foto: mclameiras

Publicado em 03 de Agosto de 2013.
(GREENSAVERS)
 
"Um novo estudo conduzido por David Johnson, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, descobriu que as plantas comunicam umas com as outras através do solo. A pesquisa mostra que as plantas, quando infetadas por certas doenças, alertam as outras nas proximidades para que ativem os genes de defesa. A peça-chave da comunicação é um fungo do solo que atua como mensageiro.
O fungo do solo e determinadas plantas criaram uma relação de simbiose – as plantas fornecem alimento e o fungo fornece minerais. Mas descobriu-se agora que a relação não fica por aqui – o fungo também cria hifas fúngicas, estabelecendo uma rede no solo que liga as várias plantas e desempenha o papel de mensageiro entre elas.
Em 2010, uma equipa de investigadores chineses descobriu que a planta de tomate, quando infetada por uma praga nas folhas, é capaz de alertar os outros tomateiros próximos do perigo."
ler mais aqui

Inglaterra: David Cameron sugere pagamento de taxa pelos sacos de plástico


Ler aqui:
http://greensavers.sapo.pt/2013/09/06/inglaterra-david-cameron-sugere-pagamento-de-taxa-pelos-sacos-de-plastico/

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

As consequências ambientais dos incêndios em Portugal


As consequências ambientais dos incêndios em Portugal
“Sim, são muito graves”, explicou ao Green Savers Nuno Sequeira, presidente da Quercus.
Nuno Sequeira enumerou algumas das consequências para o ambiente destas ocorrências. aqui