segunda-feira, 26 de maio de 2014

Abelhas francesas produzem "mel" azul e verde

Mel azul e verde: Apicultores franceses deparam-se com produto que não podem vender

Fonte
"... Tudo indica que a origem dos inesperados tons do mel está numa central de biogás situada a cerca quatro quilómetros de distância. Esta central tem usado como matéria-prima resíduos de uma fábrica que produz as populares guloseimas de chocolate coloridas M&M’s, resíduos de que se terão alimentado as abelhas."

leia a noticia completa aqui


sexta-feira, 23 de maio de 2014

2014 - Ano Europeu contra o Desperdício Alimentar

A Europa desperdiça todos os anos milhões de toneladas de alimentos.
Portugal manda para o lixo cerca de 1 milhão de toneladas, 324 mil das quais em casa dos consumidores, revela o Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (PERDA), desenvolvido pelo Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade, em 2012.
...
O Parlamento Europeu já deu o mote: reduzir para metade, até ao ano de 2025, o desperdício alimentar na União Europeia. A DECO PROTESTE junta-se a esta iniciativa com algumas dicas sobre como aproveitar as sobras de alimentos em novas e deliciosas receitas.
Dica "Desperdício alimentar: reciclar comida também é poupar" Pro-Teste aqui

domingo, 18 de maio de 2014

Hábitos Alimentares para uma vida saudável - ZARCO

IX Olimpíadas de Biotecnologia - Prova Final

Parabéns!

Maria Carolina Venâncio Soares Lopes, aluna do 12º 1, da Escola Secundária João Gonçalves Zarco pela participação na Prova Final que se disputou no dia 9 de maio na Escola Superior de Biotecnologia da Católica Porto e pelo seu honroso 8º lugar nos 50 melhores classificados a nível nacional.

Parabéns a todos os participantes!

sábado, 17 de maio de 2014

Dia Mundial de Consciencialização para a Esclerose Tuberosa

 
"Na passada quinta-feira, 15 de maio, assinalou-se o Dia Mundial de Consciencialização para a Esclerose Tuberosa. Para marcar a data, a Associação de Esclerose Tuberosa em Portugal (AETN) associa-se à campanha internacional "A Word of Thanks", num movimento de agradecimento global para homenagear aqueles que ajudam os portadores desta doença genética rara, que afeta mais de 1600 pessoas em Portugal."
 
"A esclerose tuberosa é uma doença rara para a qual ainda não se conhece cura, havendo no entanto tratamentos para os diferentes sintomas. Consiste num distúrbio genético que se traduz no desenvolvimento de tumores benignos em órgãos vitais como o coração, olhos, cérebro, rins, pulmões e pele. O desenvolvimento destes tumores nos vários órgãos pode provocar epilepsia, défice cognitivo, autismo, problemas renais, lesões na pele, entre outros sintomas.

As manifestações e prognóstico variam de caso para caso, em função dos órgãos envolvidos e da gravidade dos sintomas, sendo os mais comuns as alterações cutâneas e lesões na pele (verificadas em 95% das pessoas com Esclerose Tuberosa) e as convulsões (85%), que se desencadeiam à nascença e se vão agravando durante a infância na maioria dos casos. São também frequentes os tumores renais e problemas de desenvolvimento (presentes em cerca de 60% dos casos), os tumores cardíacos (em 50%), e autismo (50%).

De acordo com a AETN, muitos casos não têm diagnóstico correto da doença. Dois terços dos diagnósticos são novos casos da doença sem antecedentes familiares, e um terço são casos hereditários.

Criada em 2011 com o objetivo de apoiar familiares e doentes, a AETN trabalha para a sensibilização da sociedade, ao mesmo tempo que promove o interesse da comunidade médica e científica na partilha de conhecimento sobre a doença. Um dos objetivos passa também por garantir o acesso dos doentes a terapêuticas de qualidade, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida."


O testemunho de uma mãe
 

 

 
"1. A Esclerose Tuberosa é a segunda doença hereditária (autossómica dominante) mais comum do sistema nervoso central.
2. As mutações TSC1 e TSC2 ocorrem com frequência idêntica nas formas hereditárias da Esclerose Tuberosa.
3. A epilepsia é a manifestação neurológica mais comum da Esclerose Tuberosa.
4. Cerca de 90% dos doentes com ET terá angiomiolipomas renais detectados através de ressonância magnética.
5. A avaliação oftalmológica completa, incluindo fundoscopia sob dilatação deve ser efectuada para detecção de lesões retinais e defeitos de campo visual.
6. A vigabatrina é o fármaco de primeira linha para espasmos infantis associados a ET.
7. A consulta de genética deve ser efectuada por todos os pacientes com diagnóstico de ET.
8. A ET é uma alteração genética que provoca o aparecimento de tumores em órgãos vitais.
9. A cada 20 minutos nasce, em todo o mundo, uma criança com ET.
10. A ET afecta cada um de modo diferente; alguns têm apenas sintomas ligeiros enquanto outros são severamente afectados.
11. A ET não demonstra nenhuma preferência no género e pode ocorrer em todas as raças e grupos étnicos.
12. Cerca de 45 a 60% das pessoas com ET têm limitações intelectuais, incluindo hiperactividade, atrasos no desenvolvimento, autismo e comportamentos agressivos.
13. Os testes actuais feitos para diagnosticar a ET identificam uma mutação nos genes TSC1 ou TSC2, que pode ocorrer em até 85% dos indivíduos com um diagnóstico definitivo.
14. Estima-se que a ET afecte 1 em cada 6.000 nascimentos.
15. Não existe cura para a ET.
16. A luz ultra-violeta de uma lâmpada Wood melhora a percepção de máculas hypomelanotic (manchas brancas) que se verificam em quase todos os indivíduos com ET
17. Os angiofibromas faciais aparecem, geralmente, por volta dos 5 anos e afectam até 90% dos indivíduos com ET.
18. Grandes mutações envolvendo o gene TSC2 e o gene adjacente PKD1 presente no cromossoma 16p13, normalmente resultam em rins poliquísticos durante a infância.
19. A Linfangioleiomiomatose (LAM) é o principal sintoma pulmonar da ET, que ocorre exclusivamente no género feminino, afectando até 40% dos que sofrem da doença depois da puberdade.
20. Cerca de um terço das vezes, quando uma criança é diagnosticada com ET, um dos progenitores também tem ET. Os restantes dois terços dos diagnósticos ocorrem a mutações espontâneas (não se sabe porquê).
21. Se um dos progenitores tem a doença, os seus filhos têm 50% de probabilidade de herdar o gene da ET.
22. Se nenhum dos progenitores tem a doença, a probabilidade de um dos filhos ter a doença é de 1 ou 2%.
23. A Pré-implantação de diagnóstico genético (PGD) é uma técnica que consegue detectar a mutação da ET em embriões criados através de fertilização In Vitro.
24. Na Ilha de Páscoa foi encontrada uma substância, que deriva naturalmente de uma bactéria existente no solo, e que levou ao desenvolvimento de tratamentos promissores para alguns aspectos da ET.
25. Muitas crianças com ET são agora diagnosticadas, pouco após o nascimento, devido à identificação dos rabdomiomas cardíacos através de ecografias de rotina.
26. Cáries dentárias ocorrem em cerca de 90% dos indivíduos com ET.
27. 98% daqueles a quem foi diagnosticada a ET irão ter um ou mais problema de pele.
28. 80% daqueles a quem foi diagnosticada a ET irão ter problemas de rins devido à doença.
29. Menos frequente é a formação de mio mas ou tumores no pâncreas, ossos e fígado.
30. As crianças que foram diagnosticadas com a ET ainda bebés devem ser permanentemente monitorizadas devido à possibilidade de ser necessária uma intervenção precoce.
31. A comunicação, no que diz respeito à doença, entre os profissionais de saúde que acompanham a criança e o seu estabelecimento de ensino, irá permitir melhores resultados à criança."
 
 AETN


terça-feira, 13 de maio de 2014

A VIDA continua a surpreender-nos!

Duas gémeas nasceram de mãos dadas!


"Há fotos cuja beleza é inexplicável"... 
Ler notícia aqui

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Alimentos Clonados, sim ou não?

Programa da Sociedade Civil (RTP2)



http://www.esb.ucp.pt/pt/central-noticias/alimentos-clonados
Publicado em 04/01/2014
Para mais informações consulte o site da Escola Superior de Biotecnologia da Católica em http://www.esb.ucp.pt

https://www.youtube.com/watch?v=AjwjSo0RYdQ#t=3821

quinta-feira, 8 de maio de 2014

terça-feira, 6 de maio de 2014

MICRORGANISMOS


Leia na revista QUERO SABER de maio de 2014 já na BIBLIOZARCO.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Vírus da poliomielite já ameaça Europa



Organização Mundial de Saúde considera que propagação do “vírus da paralisia infantil” já se tornou num risco de saúde pública.
Campanha de vacinação contra a poliomielite em Damasco, em finais de Outubro SANA/REUTERS
Preocupada com o aumento dos contágios de poliomielite nos últimos seis meses, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou esta segunda-feira o estado de emergência mundial, pedindo aos diferentes países uma "acção coordenada" no combate à disseminação do vírus.

Notícias relacionadas:

 ler aqui: "OMS declara emergência internacional por aumento de casos de pólio"
OMS declara emergência internacional por aumento de casos de pólio
e aqui: "Leia 10 factos importantes sobre a pólio".


domingo, 4 de maio de 2014

sábado, 3 de maio de 2014

Brasil: plástico de base biológica testado em embalagens




Tetra Pak anunciou esta semana que todas as embalagens que produz no Brasil estão agora a utilizar polietileno de baixa densidade de base biológica (LDPE). Combinado com o cartão, o uso de plástico LDPE de base biológica produzido a partir da cana-de-açúcar aumenta para 82% o conteúdo em materiais provenientes de fontes renováveis numa embalagem Tetra Brik Aseptic de 1000ml Baseline.

Continua aqui