terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mecanismo imunitário envolvido no cancro dos ovários

"Uma equipa de investigadores do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa descobriu, numa experiência com ratinhos, que determinados glóbulos brancos, que protegem o organismo de infeções, também ajudam no desenvolvimento de cancro do ovário."

Bruno Silva-Santos, que lidera a equipa, explicou à agência Lusa que "a interação entre dois tipos de células do grupo dos glóbulos brancos" - os linfócitos T gama-delta e os macrófagos peritoneais - "promove o crescimento do cancro do ovário".
O investigador esclareceu que os linfócitos T gama-delta produzem uma molécula, a interleucina-17, que "vai recrutar" os macrófagos e "levá-los para o sítio do tumor", causando a formação de vasos sanguíneos que "vão fornecer alimentos ao tumor, que cresce mais depressa".
O coordenador do grupo de trabalho, do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, adiantou que o que o tumor faz é "raptar o mecanismo protetor" dos linfócitos T gama-delta e dos macrófagos peritoneais contra infeções e "usá-lo a seu favor".
Os linfócitos T gama-delta e os macrófagos peritoneais são considerados "muito importantes" para a proteção natural do corpo contra microrganismos, em particular fungos e bactérias.
O que acontece, segundo Bruno Silva-Santos, é que a resposta do organismo "é aproveitada pelo tumor para favorecer o seu crescimento".
Por isso, assinalou, basta extrair do organismo os linfócitos T gama-delta ou a molécula interleucina-17 para travar a progressão do tumor...


Artigo relacionado(?):


Fonte:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3888704/
Figura 2- Pro-versus anti-tumoral effects of Th17 lymphocytes and the cytokines they produce on cancer development. Th17 lymphocytes produce cytokines which may promote or impair tumor development. Depending on the microenvironment Th17 may differentiate into Th1 or hybrid lymphocytes capable of controlling tumor growth or into protumoral Treg. IDO: indoleamine 2,3-dioxygenase.


Sem comentários:

Enviar um comentário