segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

7 tendências de nutrição para este ano de 2015

Com a chegada do novo ano, muitos desejam adoptar um estilo de vida mais saudável, pelo que a alimentação assume um papel de destaque. Phil Lempert, analista do sector dos alimentos e fundador do site SupermarketGuru.com, publicou no The Huffington Post algumas das tendências alimentares para este ano. Conheça-as na íntegra.

1.Alimentos fumadas
De acordo com Lempert, a procura por alimentos fumados aumentou depois de os chefes de cozinha começarem a fumar e a assar os ingredientes para dar sabor às alternativas vegetais à carne e até mesmo aos cocktails.
2.Alimentos fermentados
O especialista assinala que este ano também ganharão popularidade os produtos fermentados, como os produtos lácteos pobres em gordura, especialmente o iogurte. Segundo Lempert, estes alimentos são ricos em probióticos que melhoram a nossa saúde digestiva, já que podem mudar a estrutura da flora intestinal e contribuir para a perda de peso.
3.Geração Z
O analista também destaca as preferências alimentares do grupo demográfico nascido depois de 1995, que traz um novo conjunto de valores. Tendo sido expostos desde cedo a uma variedade de sabores em comparação com as gerações anteriores, a atitude colectiva dos membros da Geração Z é a de valorizar a simplicidade e saúde alimentar. Por exemplo, preferem os fogões aos micro-ondas. Um estudo realizado pelo NPD Group indica que algumas das suas comidas favoritas são os ovos, omeletes, salsichas, batatas e frango.
4.Dieta sem glúten
Jenna A. Bell, especialista em nutrição e director de Alimentos e Bem-Estar de Pollock Communications, disse, por sua vez, que a dieta sem glúten (uma proteína encontrada nos cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia) continuará a estar em moda este ano. Note-se que este tipo de dieta envolve a eliminação de todos os produtos derivados destes cereais, como pão, bolos, biscoitos, massas e cerveja.
5.Gorduras insaturadas.
Os nutricionistas dizem que, este ano, finalmente, as gorduras trans, que actualmente abundam na nossa alimentação, vão começar a ser substituídas pelas gorduras “boas” , como as gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, que ajudam a reduzir os níveis do mau colesterol no sangue. De acordo com os nutricionistas, essas gorduras são normalmente encontradas nos peixes, nozes ou no azeite.
6.Preferência pelos produtos locais
Os consumidores valorizam cada vez mais os produtos locais, já que assim podem estar mais seguros de que são alimentos autênticos e frescos.
7.Alimentos naturais
Outra grande tendência da nutrição que nos espera em 2015 é a substituição da comida processada pelos alimentos naturais. Os nutricionistas chamam a atenção para a importância da cozinha tradicional, que dá primazia aos produtos e especiarias naturais, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a reduzir o risco de sofrer de doenças crónicas.

artigos relacionados:
Dieta mediterrânea reduz risco de demênciaDieta mediterrânea reduz risco de demência

Sem comentários:

Enviar um comentário