domingo, 25 de janeiro de 2009
ECOCLUBES
Passo a transcrever a carta enviada pela Coordenadora do projecto "Jovens, ambiente e cidadania" e Promotora Nacional dos Ecoclubes
PROPOSTA DE COLABORAÇÃO COM O ECOCLUBE DA SUA ÁREA: MATOSINHOS
Os Ecoclubes são grupos de jovens informais, voluntários, que organizam campanhas de sensibilização nas suas comunidades locais.
Desde 1992 onde surgiu o primeiro Ecoclube argentino, o movimento foi expandindo e actualmente existe uma Rede Internacional de Ecoclubes que conforma mais de 450 grupos, em 30 países e envolvendo 14'000 voluntários em acções de cidadania pelo ambiente.
(http://www.ecoclubes.org/)
Em Portugal existem 10 grupos concentrados essencialmente na Região Norte. No Concelho de Matosinhos, existe um grupo de voluntários,Ecoclube Guarda-Rios : http://ecoclubeguardarios.blogspot.com/
...O Intervir Mais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Organização para a Promoção dos Ecoclubes convidam os alunos e docentes da sua instituição a participar no seu novo projecto "Jovens, ambiente e cidadania na Região Norte" que promove os Ecoclubes. A actividade está destinada a todos os alunos desde o 1º ciclo até ao Ensino Secundário, aos docentes e à comunidade escolar.
Os objectivos dos Ecoclubes e em concreto do projecto "Jovens, ambiente e cidadania" são:
- Promover a cidadania ambiental na região do Norte através do apoio ao associativismo, ajudando a adquirir interesse pelo ambiente, valores sociais e sentimentos de amizade entre os jovens e que lhes sirvam de ferramenta para actuarem nas suas comunidades locais;
(...) *carta em anexo*
COMO PARTICIPAR NO PROJECTO?
Os alunos que desejem participar deverão integrar o Ecoclube da sua localidade ou inscrever-se nas acções de sensibilização, acções de limpeza de rios, de florestas que vão ser noticiadas na página internet dos Ecoclubes: www.ecoclubes.org – página Portugal e no blog do Ecoclube do seu concelho.
Aos docentes que desejem participar pede-se que dêem continuidade a este primeiro contacto, através da Monitora da Água, Floresta ou Resíduos ou pelo telefone, abaixo citado, para que a referida Monitora se desloque à Vossa escola e anime sessão(ões) de sensibilização
em aulas de educação cívica ou área projecto. Estes poderiam, igualmente, potenciar o contacto com Associações de Pais ou a Directora de Turma informar os encarregados de educação acerca das actividades dos jovens, no âmbito dos Ecoclubes, no exterior da escola.
Para além da importância da participação em actividades de ar livre nas localidades onde os jovens residem, o projecto procura promover nos alunos participantes o trabalho em equipa, ampliar os seus conhecimentos no contacto com a natureza, tomar uma atitude diferente com o ambiente, integrar as distintas áreas: Ciências Naturais, Química, Estudo do Meio, Geografia, além do seu carácter interdisciplinar, no âmbito da educação não-formal e conseguir um reconhecimento pelo seu trabalho e criatividade e gerar um sentimento de cooperação, solidariedade e co-responsabilidade.
Estas actividades propostas articulam com as Competências definidas como Básicas para os diferentes ciclos. Formar jovens cada vez mais conscientes do seu papel de cidadãos, responsáveis e participativos na vida pública.
Esperando que a participação dos alunos e docentes neste projecto seja o início de um caminho de colaboração constante na construção de uma cultura de responsabilidade com o ambiente em que vivemos.
Esperamos que se inscrevam no projecto e para tal basta demonstrar por e-mail ou telefone o vosso interesse, (dados abaixo citados)
e que acompanharem o blog do Ecoclube do vosso concelho, pois ai serão divulgados convites para outros jovens poderem fazer
actividades pela comunidade e pelo ambiente. Deixem as vossas coordenadas para ser contactados quando houver actividades!
ACREDITEM, SÓ JUNTOS CONSEGUIMOS FAZER A DIFERENÇA!!!!
Obrigada pela sua atenção e disponibilidade, entretanto permaneço à sua disposição para qualquer informação complementar.
As minhas cordiais saudações,
Sónia Vieira (sfvieira@intervirmais.pt)
Coordenadora do projecto "Jovens, ambiente e Cidadania"
Promotora Nacional dos Ecoclubes
Intervir Mais – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade
Católica Portuguesa
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n
4200-072 PORTO
Etiquetas:
Ambiente,
Ecoclubes,
U5-Preservar e recuperar o meio ambiente
2009_ ano de Darwin
Darwin representa uma revolução no pensamento científico; foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação dos ideais emergentes no século das luzes e para as mudanças que tornaram o mundo naquilo que hoje conhecemos. Gostaríamos que todos os portugueses conhecessem melhor a obra deste naturalista e percebessem o seu impacto. Consideramos que Darwin deve ser lembrado por todos e estamos a esforçar-nos por isso!
Alexandre Quintanilha
http://www.darwin2009.pt/home/
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Técnicas de Engenharia Genética _Aplicações
Biotecnologia_técnicas de engenharia genética_consulte aqui e animações no cap.16 de mcgraw-hill e uma animação de electroforese vale a pena abrir
A utilização e introdução no mercado de OGMs é um assunto controverso e que levanta problemas éticos. Apesar das vantagens associadas a estes organismos, o impacto que podem vir a ter sobre o ambiente e a saúde humana é desconhecido e imprevisível
Fonte: Preparar testes_Areal Editores
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Visita ao IBMC
Já está marcada a data da nossa visita ao IBMC:
“Especialistas em defesa: macrófagos e neutrófilos”
27 de Fevereiro 2009 (6ªfeira)- Das 10h00 às 13h00
Descrição da Visita:
Introdução teórica sobre o papel dos macrófagos e neutrófilos na defesa inata contra infecções nos vertebrados. Trabalho laboratorial que incluirá colheita de leucócitos peritoneais de robalo, execução de citoesfregaços e coloração dos mesmos e posterior visualização ao microscópio óptico das preparações para identificação dos vários tipos celulares, incluindo macrófagos e neutrófilos.
Investigador: Ana do Vale
Contactos: Rua do Campo Alegre, 823, 4150-180 Porto
Tel 226 074 912
www.ibmc.up.pt/visitas
“Especialistas em defesa: macrófagos e neutrófilos”
27 de Fevereiro 2009 (6ªfeira)- Das 10h00 às 13h00
Descrição da Visita:
Introdução teórica sobre o papel dos macrófagos e neutrófilos na defesa inata contra infecções nos vertebrados. Trabalho laboratorial que incluirá colheita de leucócitos peritoneais de robalo, execução de citoesfregaços e coloração dos mesmos e posterior visualização ao microscópio óptico das preparações para identificação dos vários tipos celulares, incluindo macrófagos e neutrófilos.
Investigador: Ana do Vale
Contactos: Rua do Campo Alegre, 823, 4150-180 Porto
Tel 226 074 912
www.ibmc.up.pt/visitas
Etiquetas:
IBMC,
U3_Imunidade,
Visitas de estudo
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Em GREVE...
... por uma escola pública exigente;
... por uma escola que ministre um ensino de qualidade;
... por uma gestão democrática das escolas;
... por uma carreira digna e dignificante, não uma carreira dividida artificialmente;
... por uma avaliação justa, que utilize processos correctos;
... por uma escola que ajude os professores a combater a indisciplina;
... por uma escola que valorize a função de SER PROFESSOR.
domingo, 18 de janeiro de 2009
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Novidades no Moodle
Já estão no moodle recursos da aula de hoje e para a aula de 2ªfeira.
Aproveito a oportunidade para desejar as melhoras aos que estão doentes... e tratem-se.
Etiquetas:
Aulas,
Mutações génicas,
U2- Alterações do material genético
Nasceu a primeira menina imunizada contra o cancro da mama
2009-01-09 17:45:59
Londres – Nasceu em Londres a primeira menina geneticamente seleccionada para não ter uma versão alterada do gene BRCA1, a qual pode acarretar um risco de até 80 por cento de desenvolver o cancro da mama ou de ovário.
...
Segundo informação divulgada pela CNN, o diagnóstico ocorreu após um processo de fertilização in vitro: embriões gerados em laboratório pelos pais da menina foram seleccionados, sendo escolhido para implantação no útero apenas o que não apresentava a versão «maligna» do gene.
Em Junho passado, a futura mãe, que então tinha 27 anos, explicou que decidiu recorrer a essa selecção genética porque a sua avó, a sua mãe e a irmã de seu marido tiveram cancro da mama.
«Esta menina não deverá enfrentar o espectro desta forma genética de cancro da mama ou de ovários quando adulta», afirmou Serhal em comunicado, defendendo que como o diagnóstico da alteração genética é feito em embriões com apenas oito células, evita a realização de abortos, caso a anomalia fosse detectada mais tarde ao longo da gestação.
...
ler notícia competa aqui
Animação gene supressor tumoral
sábado, 3 de janeiro de 2009
Prémio Seeds of Science «Consagração» para Alexandre Quintanilha, Mário Barbosa e Sobrinho Simões
Lançamento do I3S na base da escolha da Direcção de Ciência Hoje
:: 2009-01-01 Por Jorge Massada
Alexandre Quintanilha
Mário Barbosa
Sobrinho Simões
O Prémio «Consagração» dos «Seeds of Science»-distinções atribuídas anualmente pelo Ciência Hoje a investigadores que se destacam no panorama da Ciência-vai ser entregue em 2009 a Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular, a Mário Barbosa, responsável do Instituto de Engenharia Biomédica, e Manuel Sobrinho Simões, que lidera o Instituto de Patolologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.
Criado para galardoar um investigador sénior, o Prémio«Consagração» vai para três cientistas portugueses que o justificariam individualmente. A decisão de premiar os três em simultâneo prende-se com a decisão de juntarem as instituições científicas que dirigem numa nova unidade, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Recorde-se que a cerimónia de assinatura do consórcio teve lugar em 28 de Janeiro de 2008.
:: 2009-01-01 Por Jorge Massada
Alexandre Quintanilha
Mário Barbosa
Sobrinho Simões
O Prémio «Consagração» dos «Seeds of Science»-distinções atribuídas anualmente pelo Ciência Hoje a investigadores que se destacam no panorama da Ciência-vai ser entregue em 2009 a Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular, a Mário Barbosa, responsável do Instituto de Engenharia Biomédica, e Manuel Sobrinho Simões, que lidera o Instituto de Patolologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto.
Criado para galardoar um investigador sénior, o Prémio«Consagração» vai para três cientistas portugueses que o justificariam individualmente. A decisão de premiar os três em simultâneo prende-se com a decisão de juntarem as instituições científicas que dirigem numa nova unidade, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S). Recorde-se que a cerimónia de assinatura do consórcio teve lugar em 28 de Janeiro de 2008.
quinta-feira, 1 de janeiro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)