domingo, 25 de janeiro de 2009

ECOCLUBES



Passo a transcrever a carta enviada pela Coordenadora do projecto "Jovens, ambiente e cidadania" e Promotora Nacional dos Ecoclubes

PROPOSTA DE COLABORAÇÃO COM O ECOCLUBE DA SUA ÁREA: MATOSINHOS
Os Ecoclubes são grupos de jovens informais, voluntários, que organizam campanhas de sensibilização nas suas comunidades locais.
Desde 1992 onde surgiu o primeiro Ecoclube argentino, o movimento foi expandindo e actualmente existe uma Rede Internacional de Ecoclubes que conforma mais de 450 grupos, em 30 países e envolvendo 14'000 voluntários em acções de cidadania pelo ambiente.
(http://www.ecoclubes.org/)

Em Portugal existem 10 grupos concentrados essencialmente na Região Norte. No Concelho de Matosinhos, existe um grupo de voluntários,Ecoclube Guarda-Rios : http://ecoclubeguardarios.blogspot.com/

...O Intervir Mais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a Organização para a Promoção dos Ecoclubes convidam os alunos e docentes da sua instituição a participar no seu novo projecto "Jovens, ambiente e cidadania na Região Norte" que promove os Ecoclubes. A actividade está destinada a todos os alunos desde o 1º ciclo até ao Ensino Secundário, aos docentes e à comunidade escolar.

Os objectivos dos Ecoclubes e em concreto do projecto "Jovens, ambiente e cidadania" são:
- Promover a cidadania ambiental na região do Norte através do apoio ao associativismo, ajudando a adquirir interesse pelo ambiente, valores sociais e sentimentos de amizade entre os jovens e que lhes sirvam de ferramenta para actuarem nas suas comunidades locais;

(...) *carta em anexo*
COMO PARTICIPAR NO PROJECTO?
Os alunos que desejem participar deverão integrar o Ecoclube da sua localidade ou inscrever-se nas acções de sensibilização, acções de limpeza de rios, de florestas que vão ser noticiadas na página internet dos Ecoclubes: www.ecoclubes.org – página Portugal e no blog do Ecoclube do seu concelho.

Aos docentes que desejem participar pede-se que dêem continuidade a este primeiro contacto, através da Monitora da Água, Floresta ou Resíduos ou pelo telefone, abaixo citado, para que a referida Monitora se desloque à Vossa escola e anime sessão(ões) de sensibilização
em aulas de educação cívica ou área projecto. Estes poderiam, igualmente, potenciar o contacto com Associações de Pais ou a Directora de Turma informar os encarregados de educação acerca das actividades dos jovens, no âmbito dos Ecoclubes, no exterior da escola.

Para além da importância da participação em actividades de ar livre nas localidades onde os jovens residem, o projecto procura promover nos alunos participantes o trabalho em equipa, ampliar os seus conhecimentos no contacto com a natureza, tomar uma atitude diferente com o ambiente, integrar as distintas áreas: Ciências Naturais, Química, Estudo do Meio, Geografia, além do seu carácter interdisciplinar, no âmbito da educação não-formal e conseguir um reconhecimento pelo seu trabalho e criatividade e gerar um sentimento de cooperação, solidariedade e co-responsabilidade.

Estas actividades propostas articulam com as Competências definidas como Básicas para os diferentes ciclos. Formar jovens cada vez mais conscientes do seu papel de cidadãos, responsáveis e participativos na vida pública.

Esperando que a participação dos alunos e docentes neste projecto seja o início de um caminho de colaboração constante na construção de uma cultura de responsabilidade com o ambiente em que vivemos.

Esperamos que se inscrevam no projecto e para tal basta demonstrar por e-mail ou telefone o vosso interesse, (dados abaixo citados)
e que acompanharem o blog do Ecoclube do vosso concelho, pois ai serão divulgados convites para outros jovens poderem fazer
actividades pela comunidade e pelo ambiente. Deixem as vossas coordenadas para ser contactados quando houver actividades!

ACREDITEM, SÓ JUNTOS CONSEGUIMOS FAZER A DIFERENÇA!!!!
Obrigada pela sua atenção e disponibilidade, entretanto permaneço à sua disposição para qualquer informação complementar.

As minhas cordiais saudações,
Sónia Vieira (sfvieira@intervirmais.pt)

Coordenadora do projecto "Jovens, ambiente e Cidadania"
Promotora Nacional dos Ecoclubes
Intervir Mais – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade
Católica Portuguesa
Rua Dr. António Bernardino de Almeida, s/n
4200-072 PORTO

Sem comentários:

Enviar um comentário