sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Nasceu a primeira menina imunizada contra o cancro da mama


2009-01-09 17:45:59

Londres – Nasceu em Londres a primeira menina geneticamente seleccionada para não ter uma versão alterada do gene BRCA1, a qual pode acarretar um risco de até 80 por cento de desenvolver o cancro da mama ou de ovário.
...
Segundo informação divulgada pela CNN, o diagnóstico ocorreu após um processo de fertilização in vitro: embriões gerados em laboratório pelos pais da menina foram seleccionados, sendo escolhido para implantação no útero apenas o que não apresentava a versão «maligna» do gene.

Em Junho passado, a futura mãe, que então tinha 27 anos, explicou que decidiu recorrer a essa selecção genética porque a sua avó, a sua mãe e a irmã de seu marido tiveram cancro da mama.

«Esta menina não deverá enfrentar o espectro desta forma genética de cancro da mama ou de ovários quando adulta», afirmou Serhal em comunicado, defendendo que como o diagnóstico da alteração genética é feito em embriões com apenas oito células, evita a realização de abortos, caso a anomalia fosse detectada mais tarde ao longo da gestação.

...
ler notícia competa aqui


Animação gene supressor tumoral

1 comentário:

  1. Professora, esta semana vem uma reportagem na visão sobre o memso tema, chama-se "Concebidos sem doença". E realmente acho que levanta questões éticas muito importantes porque não sabemos o que esta "escolha prévia" nos pode levar no futuro...

    ResponderEliminar