sexta-feira, 26 de junho de 2009

quarta-feira, 17 de junho de 2009

«Sea Life Porto»

Visita guiada ao Sea Life Porto


Oceanário abre as portas esta segunda-feira
- 2009-06-14 Por Filinto Melo

O Ciência Hoje visitou quinta-feira o Sea Life do Porto. A azáfama com a preparação do espaço e a preparação da chegada de grande parte dos animais, entre os quais os tubarões, era evidente. Cá fora, sacos de “sal du mer” empilhados nas traseiras eram um dos elementos que provava ser uma obra diferente a que se montava a partir daquele estaleiro. A quatro dias da abertura, dificilmente daria para perceber como o espaço seria por dentro, embora já se projectasse como seria a ligação do Sea Life, dentro de um a dois anos, ao Parque da Cidade ali ao lado – um parque cujo arquitecto queria, curiosamente, que acabasse no mar.

Uma possível visita guiada ao oceanário que hoje abre as portas.

cienciahoje

Anemia Falciforme _ Problema de Saúde Pública!

ONU declara Drepanocitose como um «problema de saúde pública»
É considerada «doença rara» em Portugal

- 2009-06-16

Glóbulos vermelhos ficam com forma de quarto minguante

A ONU escolheu o dia 19 de Junho para marcar a declaração da Drepanocitose – Anemia das Células Falciformes - como “Problema de Saúde Pública” dando assim continuidade à Resolução da Assembleia Geral mediante a qual a organização reconhece a doença como um problema de saúde pública, seguindo a linha adoptada pela OMS em 2006 e pela UNESCO em 2005.

A decisão tomada em Dezembro passado e confirma a anemia drepanocítica como uma das principais doenças genéticas do mundo, com graves consequências físicas, psicológicas e sociais para os doentes e seus familiares e que na, sua forma homozigótica, é uma das doenças genéticas mais letais.


O ONU reconhece que a educação e a informação devem desempenhar um papel crucial na prevenção da anemia drepanocítica “e que é urgente criar programas eficazes de investigação e capacitação nos países mais afectados pela doença”, segundo comunicado de imprensa. Do texto, “sobressai a necessidade de sensibilizar a população sobre a anemia drepanocítica e de eliminar os prejuízos negativos relacionados com a doença”.

Em Portugal esta patologia é considerada uma “Doença Rara”

A Drepanocitose é uma doença do sangue que se caracteriza pelo formato dos glóbulos vermelhos que apresentam na forma de quarto minguante (os árabes denominam-na “doença sangue de lua”), de foice ou de banana, provocando uma grande anemia e graves complicações. Pode ser muito incapacitante, não só pela gravidade da anemia que se deve à grande destruição dos glóbulos vermelhos com súbito agravamento da situação de saúde, mas também pelas sequelas que as crises inesperadas e extremamente dolorosas provocam. Por vezes têm que fazer transfusões e, não raro, tratamento de eliminação diária do excesso de ferro no organismo. Exige assistência médica contínua e especializada, pois tem um alto nível de morbilidade e mortalidade.

A Anemia de Células Falciformes ou Drepanocitose, identificada em todo o mundo, é uma doença genética hereditária (não contagiosa), até à data incurável e transmitida aos filhos por ambos os pais, manifestando-se, geralmente, logo à nascença. É uma hemoglobinopatia que está frequentemente associada à Talassémia e a outras mutações da hemoglobina, sendo as formas mais graves de Hemoglobinopatias.

A Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias – APPDH junta-se à celebração a nível internacional do reconhecimento da Anemia de Células Falciformes (Drepanocitose) como um problema de saúde pública.

cienciahoje

domingo, 7 de junho de 2009

Até sempre...

Apesar do ano lectivo estar a chegar ao fim, vou continuar a actualizar este blog, preferencialmente, com divulgação científica - o lema é: " Aprender e Ensinar".

Talvez, brevemente, permita o livre acesso, como é vontade expressa dos alunos.

Até sempre...











O Evolution MegaLab é uma iniciativa da Open University, apoiada pela Royal Society e pelo British Council.

Pretende-se que o público registe on-line os dados recolhidos durante observações realizadas sobre caracóis do género Cepeae existentes em jardins ou em parques.

aqui


Os objectivos do projecto são:

  • Proporcionar ao público de todas as idades, desde crianças em idade pré-escolar a avós, uma oportunidade de observar como funciona a evolução no mundo natural que os rodeia.

  • Demonstrar que a evolução não é uma ideia teórica remota; é uma ocorrência diária;

  • Proporcionar ao público oportunidade de realizar uma experiência hands-on em biologia evolucionária durante o ano de Darwin;

  • Publicar um estudo alargado relacionado com a mudança evolutiva em Cepaea spp em resposta às alterações climáticas e às pressões de predacção que ocorreram aproximadamente durante os últimos 60 anos.

  • Um dos objectivos é publicar o estudo em revistas como Nature ou Science. Todos os colaboradores serão co-autores.

Devido a restrições de âmbito natural relacionada com o ciclo de vida dos caracóis só é possível realizar a recolha de dados a partir de Março/Abril.

Esta experiência oferece a todos a oportunidade de fazer verdadeira ciência e experienciar, por si próprios, a emoção da descoberta. Todas as observações podem ser comparadas online contra dados históricos, permitindo aos participantes testar a mudança evolutiva em resposta ao aquecimento do clima e a mudanças na pressão da predacção que foram ocorrendo ao longo dos últimos 60 anos. Os resultados serão enviados para todos os utilizadores em tempo real.

Caracóis de concha com bandas

Pode parecer que os caracóis de concha com bandas estão “vestidos para matar”, mas, na realidade, eles estão vestidos para não serem mortos. Os caracóis de concha com bandas são o alimento preferido de alguns pássaros, por exemplo dos tordos, e as cores e os padrões variados das suas conchas camuflam-nos relativamente aos diferentes cenários. Mas, nalguns locais há menos tordos do que é costume haver.
Ajude-nos a descobrir
As cores e bandas das conchas dos caracóis mudaram desde que há menos tordos? Website do Projecto

Material de apoio 1º Workshop "Evolution MegaLab"

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ainda ... os Transgénicos!...



Vou começar a publicar os textos de opinião relativos aos transgénicos.
Como podem imaginar não irão sofrer qualquer tipo de correcção... espero que possam comentar entre vós - Ficam por aí...