domingo, 7 de junho de 2009

Até sempre...

Apesar do ano lectivo estar a chegar ao fim, vou continuar a actualizar este blog, preferencialmente, com divulgação científica - o lema é: " Aprender e Ensinar".

Talvez, brevemente, permita o livre acesso, como é vontade expressa dos alunos.

Até sempre...











O Evolution MegaLab é uma iniciativa da Open University, apoiada pela Royal Society e pelo British Council.

Pretende-se que o público registe on-line os dados recolhidos durante observações realizadas sobre caracóis do género Cepeae existentes em jardins ou em parques.

aqui


Os objectivos do projecto são:

  • Proporcionar ao público de todas as idades, desde crianças em idade pré-escolar a avós, uma oportunidade de observar como funciona a evolução no mundo natural que os rodeia.

  • Demonstrar que a evolução não é uma ideia teórica remota; é uma ocorrência diária;

  • Proporcionar ao público oportunidade de realizar uma experiência hands-on em biologia evolucionária durante o ano de Darwin;

  • Publicar um estudo alargado relacionado com a mudança evolutiva em Cepaea spp em resposta às alterações climáticas e às pressões de predacção que ocorreram aproximadamente durante os últimos 60 anos.

  • Um dos objectivos é publicar o estudo em revistas como Nature ou Science. Todos os colaboradores serão co-autores.

Devido a restrições de âmbito natural relacionada com o ciclo de vida dos caracóis só é possível realizar a recolha de dados a partir de Março/Abril.

Esta experiência oferece a todos a oportunidade de fazer verdadeira ciência e experienciar, por si próprios, a emoção da descoberta. Todas as observações podem ser comparadas online contra dados históricos, permitindo aos participantes testar a mudança evolutiva em resposta ao aquecimento do clima e a mudanças na pressão da predacção que foram ocorrendo ao longo dos últimos 60 anos. Os resultados serão enviados para todos os utilizadores em tempo real.

Caracóis de concha com bandas

Pode parecer que os caracóis de concha com bandas estão “vestidos para matar”, mas, na realidade, eles estão vestidos para não serem mortos. Os caracóis de concha com bandas são o alimento preferido de alguns pássaros, por exemplo dos tordos, e as cores e os padrões variados das suas conchas camuflam-nos relativamente aos diferentes cenários. Mas, nalguns locais há menos tordos do que é costume haver.
Ajude-nos a descobrir
As cores e bandas das conchas dos caracóis mudaram desde que há menos tordos? Website do Projecto

Material de apoio 1º Workshop "Evolution MegaLab"

1 comentário:

  1. Espero que não deixe morrer o blog professora, e que vá actualizando mediante a sua disponibilidade.

    Até sempre...

    ResponderEliminar