sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Cancro da mama é o mais mortal no País
por Lusa
Todos os anos surgem 4500 novos casos de cancro da mama em Portugal que acabam por vitimar 1600 mulheres, alerta a Liga Portuguesa contra o Cancro a propósito do Dia Nacional contra esta doença, que se assinala hoje.
A incidência do cancro da mama continua assim a aumentar em Portugal e a ser a primeira causa de morte por cancro nas mulheres.
Segundo o presidente da Liga, Vítor Veloso, a doença vai ter ainda um "aumento exponencial" a nível mundial nas próximas duas décadas - "pelo menos mais 50 por cento de novos casos".
O aumento dever-se-á aos estilos de vida, mas também ao aumento da esperança de vida, explicou.
Atenta a esta situação, a Comissão Europeia voltou a apostar na necessidade da sensibilização, educação e rastreio. "Está justificado cientificamente que o rastreio do cancro da mama, feito com qualidade, permite reduzir em 30 por cento a mortalidade por cancro", diz Vítor Veloso.
DN Cîência_continua...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Se temos conhecimento que esta terrível doença afecta tantas mulheres portuguesas, é essencial que se realizem rastreios gratuitos a partir dos 40 anos de idade. A prevenção não só reduz a mortalidade em 30% como também permite a detecção precoce do problema facilitado o tratamento. Assim, torna-se urgente uma educação da sociedade para que percam o medo do exame, que deveria ser gratuito para as mulheres de todos os estratos sociais.
ResponderEliminarE porque falamos em prevenção, não custa nada fazer o auto-exame à mama em casa. Por isso, aqui deixo um site sobre dicas e passos a seguir:
ResponderEliminarhttp://www.spsenologia.pt/wp-content/uploads/2008/04/postal_mama_1.pdf
Boa noite, Professora. Não sei se existe algum problema com o blog, mas alguns comentários que deixei não se encontram publicados. Sabe o que se passa? Obrigada.
ResponderEliminarNão sei se sabe, Rita, os comentários são moderados por mim a partir das mensagens que recebo.Costumo ir todos os dias ver o correio...Não sei dizer o que aconteceu, pois só hoje vi as suas mensagens.
ResponderEliminarAgradeço a partilha do link do auto-exame. Claro que este teste não chega, a partir de uma certa idade, é necessário fazer uma mamografia pois detecta, mais precocemente, alguma anomalia.
Veneno de abelha usado para combater o cancro
ResponderEliminarUm grupo de investigadores da Universidade de St. Louis, em Washington, nos EUA, utilizou uma toxina presente no veneno de abelhas, que depois de associada a nanopartículas, foi introduzida em ratos com tumores cancerígenos, apresentando resultados positivos. Após após algumas injecções, verificaram-se que os tumores tinham encolhido ou parado de crescer. As «nanoabelhas» foram testadas em dois tipos de tumores, cancro de mama e melanoma (cancro da pele), noticia a «BBC».
in http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/abelha-cancro-eua-estudo-veneno-tvi24/1081734-4071.html