Ao GAVE
De Ponta Delgada, Açores, 20 de Junho de 2013
Apreciação do exame de Biologia Geologia, prova 702, 11º ano 2013
"Na qualidade de encarregadas de educação e professoras da disciplina, temos a realçar que, à primeira vista e sem a preocupação de resolver a prova, ela nos pareceu equilibrada em termos de extensão, na frequência das diferentes tipologias das questões e distribuição de conteúdos da biologia e da geologia. Com documentos interessantes e questões de pertinência curricular. Quando colocadas na pele de um aluno, e resolvendo o exame, fomos gradualmente percebendo uma tendência para a omissão de informação relevante, constante nos documentos originais, e um elevado grau de complexidade quer no conteúdo, quer na terminologia específica, desadequada e não relevante para a resolução da prova e com a agravante de não constar dos termos e conceitos do programa da disciplina.
Especificamente:..."
continua aqui
Fico a aguardar a resposta a algumas destas pertinentes alegações !...
Boa noite professora,
ResponderEliminarLi atentamente o documento, e como aluna que realizou o exame em questão, subscrevo em pleno todas as ideias aqui defendidas.
Pessoalmente, acho que o exame não avalia os conhecimentos dos alunos, mas sim a nossa capacidade interpretativa de factos que nos são apresentados (revelando-se alguns, a meu ver, de extrema complexidade e até um pouco fora do contexto).
Conheço alunos que pouco ou nada estudaram para este exame(tendo já em vista a 2ª fase) e que segundo a sua correção vão tirar notas acima de 17. Isto é prova de que a 'estrutura' do exame deveria ser reformulada, tendo como objetivo avaliar o nosso conhecimento e não a nossa capacidade de interpretação, já que para tal, existe o exame de português.
Melhores cumprimentos,
Joana Silva 12º1
Boas férias professora!
Obrigada, Joana. Felicidades para o Exame de Português!
ResponderEliminar