Quinta-feira, 16 de Janeiro, 2014
IBMC dedica dia à “doença dos pezinhos”
Júlio Borlido Santos / IBMC.INEB
O Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian (FGC) e a Associação Viver a Ciência (VAC) promovem, no próximo dia 23 de janeiro, um dia inteiramente dedicado à Paramiloidose (Polineuropatia Amiloidótica Familiar – PAF), uma doença genética de grande incidência em Portugal, cuja descoberta tem fortes raízes na Universidade do Porto.
Este evento tem como ponto central “A história de um erro”, documentário realizado por Joana Barros, da Associação Viver a Ciência, e estreado em julho de 2013 no Festival Curtas Vila do Conde. Nele conta-se a história desde a descoberta da doença por Corino de Andrade até aos dias de hoje, com referência à investigação que ainda decorre, com base em depoimentos de alguns investigadores do IBMC como Jorge Sequeiros e Maria João Saraiva.
É precisamente esse história que o IBMC e as restantes instituições parceiras vão explorar ao longo de três sessões dedicadas a diferentes temáticas e com enquadramentos úteis a diferentes públicos.
Na primeira sessão, destinada à comunidade escolar, serão explicados e explorados temas como a variabilidade genética e os testes genéticos, bem como as técnicas e as possibilidades da procriação medicamente assistida, respondendo e enquadrando, assim, conteúdos programáticos do 12º ano."
...
As sessões são abertas ao público e vão decorrer entre as 10h30 e as 19h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Os interessados deverão inscrever-se gratuitamente aqui.
Sobre a doença e o documentário:
Conhecida como “doença dos pezinhos”, a Paramiloidose é uma doença genética rara que se manifesta na idade adulta, normalmente por volta dos 30 anos, e conduz rápida e progressivamente em poucos anos à morte. Durante muitas gerações este foi um destino inevitável.
ler mais aqui...
Sem comentários:
Enviar um comentário