Quinta-feira, 16 de Janeiro, 2014
IBMC dedica dia à “doença dos pezinhos”
Júlio Borlido Santos / IBMC.INEB
O Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto, a Fundação Calouste Gulbenkian (FGC) e a Associação Viver a Ciência (VAC) promovem, no próximo dia 23 de janeiro, um dia inteiramente dedicado à Paramiloidose (Polineuropatia Amiloidótica Familiar – PAF), uma doença genética de grande incidência em Portugal, cuja descoberta tem fortes raízes na Universidade do Porto.
“A história de um erro” lança um olhar sobre a Paramiloidose a partir das histórias de portadores da doença, familiares, médicos, assistentes sociais e cientistas.
Este evento tem como ponto central “A história de um erro”, documentário realizado por Joana Barros, da Associação Viver a Ciência, e estreado em julho de 2013 no Festival Curtas Vila do Conde. Nele conta-se a história desde a descoberta da doença por Corino de Andrade até aos dias de hoje, com referência à investigação que ainda decorre, com base em depoimentos de alguns investigadores do IBMC como Jorge Sequeiros e Maria João Saraiva.
É precisamente esse história que o IBMC e as restantes instituições parceiras vão explorar ao longo de três sessões dedicadas a diferentes temáticas e com enquadramentos úteis a diferentes públicos.
Na primeira sessão, destinada à comunidade escolar, serão explicados e explorados temas como a variabilidade genética e os testes genéticos, bem como as técnicas e as possibilidades da procriação medicamente assistida, respondendo e enquadrando, assim, conteúdos programáticos do 12º ano."
...
As sessões são abertas ao público e vão decorrer entre as 10h30 e as 19h30, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Os interessados deverão inscrever-se gratuitamente aqui.
Sobre a doença e o documentário:
Conhecida como “doença dos pezinhos”, a Paramiloidose é uma doença genética rara que se manifesta na idade adulta, normalmente por volta dos 30 anos, e conduz rápida e progressivamente em poucos anos à morte. Durante muitas gerações este foi um destino inevitável.
ler mais aqui...
Sem comentários:
Enviar um comentário