sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hoje é dia do pai… da vitamina C

Descoberta de Albert Szent-Györgyi valeu-lhe o Nobel em 1937
Ciencia Hoje
2011-09-16

Albert Szent-Györgyi faria hoje 118 anos se fosse vivo. O fisiologista húngaro nasceu a 16 de Setembro de 1893, na Hungria, e faleceu em 1986, nos EUA.
Iniciou os estudos na Universidade Semmelweis, em 1911, mas depressa começou fazer investigação no laboratório de anatomia do tio.

Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, serviu na frente italiana e na russa. Quando terminou a guerra, completou os estudos e iniciou trabalhos em farmacologia e em electrofisiologia. No Instituto Rockefeller iniciou os estudos sobre respiração celular. Ao estudar as células, descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico (vitamina C). Ele observou também que essa substância possuía uma actividade anti-escorbuto.

Em 1937, recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e da Medicina por ter descoberto o papel de certos compostos orgânicos, especialmente o da vitamina C, na oxidação dos nutrientes na célula. Depois, em 1938, iniciou investigações com a contracção muscular e descobriu as proteínas miosina e actina e a adenosina-trifosfato (ATP), um importante nucleótido.

Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Mais tarde, desenvolveu estudos sobre o cancro e divulgou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da génese desta doença. Investigou também física quântica e descreveu o termo sintropia (cooperação de vários factores ou estados patológicos no desenvolvimento de outra doença ou entidade patológica).
leia a notícia completa aqui

                                                 Fontes alimentares





FRUTAS RICAS EM VITAMINA C

Sem comentários:

Enviar um comentário