segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bio-cotton (?)

Algodão

O algodão é a planta que não se destina a fins de nutrição mais cultivada em todo o mundo.
O cultivo de algodão convencional consome quantidades significativas de matérias-primas naturais de disponibilidade limitada como, por exemplo, a água, e exige grandes quantidades de fertilizantes artificiais e pesticidas tóxicos. O cultivo orgânico de bio-algodão tem um efeito positivo sobre o ambiente nos países de produção e na saúde dos agricultores e das suas famílias.
(ler aqui)



Quanto à nossa dúvida de hoje na aula ...

Segundo  a Dra Margarida Silva da ESB-UCP, "não existe obrigatoriedade de rotulagem em produtos não alimentares. No entanto, em agricultura biológica, está proibida a utilização de sementes transgénicas, por isso no caso desse algodão está salvaguardada."



quinta-feira, 26 de abril de 2012

MILHO GENETICAMENTE MODIFICADO

Dados nacionais de 2010
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas

 
Evolução do cultivo de milho transgénico em Portugal 
(Vale a pena consultar os outros gráficos)

O gráfico mostra a proporção da área cultivada com milho transgénico relativamente à área total dedicada ao milho em Portugal
Os valores da área total dedicada ao milho em Portugal (milho grão e milho para silagem) empregues neste cálculo são os disponibilizados pela Associação Nacional e Produtores de Milho e Sorgo em  www.anpromis.pt/areas-de-milho-2004-a-2009.html]

Dia da Produção Nacional

À mesa com Portugal 

E o que leva o seu carrinho de compras?

Quando vai às compras procura saber se os produtos são portugueses ou opta por uma marca em específico, seja ela de onde for? Ou ainda, prefere comprar “marca branca” porque os tempos exigem poupança?

"Made in Portugal"


http://rd3.videos.sapo.pt/play?file=http://rd3.videos.sapo.pt/SrZ8RZL7DEKAE06BnP2k/mov/1" type="application/x-shockwave-flash" width="410" height="281" allowFullScreen="true"&gt

Portugal (FAO)





quarta-feira, 25 de abril de 2012

Zeca Afonso (sempre atual)

Canto Moço

Zeca Afonso

Somos filhos da madrugada
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de quem nos traga
Verde oliva de flor no ramo
Navegamos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágoa
Pelas praias do mar nos vamos
À procura da manhã clara
Lá do cimo duma montanha
Acendemos uma fogueira
Para não se apagar a chama
Que dá vida na noite inteira
Mensageira pomba chamada
Companheira da madrugada
Quando a noite vier que venha
Lá do cimo duma montanha
Onde o vento cortou amarras
Largaremos pela noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora
Vira a proa minha galera
Que a vitória já não espera
Fresca brisa, moira encantada
Vira a proa da minha barca

segunda-feira, 23 de abril de 2012

U5_Preservar e recuperar o Ambiente




Que ar respiramos no nosso concelho?

Que água bebemos?

O que acontece ao lixo que produzimos?~

Para onde vão os efluentes recolhidos nos esgotos?


Qual a qualidade das praias do nosso concelho na época balnear?



E os nossos espaços verdes?
...

O que reciclamos?

...

domingo, 22 de abril de 2012

E o planeta agradece!

Reutilização de dispositivos médicos de uso único pode ser realidade e representar poupança de 50%
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2012/04/22/

Em declarações no final da mesa redonda "A reflexão a que a troika nos obriga", realizada hoje em Vilamoura, no âmbito do XXXIII Congresso Português Cardiologia, João Queiroz e Melo explicou que "em Portugal são consumidos anualmente cerca de 800 milhões de euros em dispositivos médicos" e, apesar de a indústria dizer que são de uso único, há alguns que poder reprocessados e reutilizados.
"Destes dispositivos médicos de uso único, um número significativo tem a marca de ir para o lixo. Mas quem determinou o uso único foi a indústria que os fez e não foi nenhum organismo técnico ou regulatório", afirmou, sublinhando que já se sabe "que é possível alguns destes dispositivos voltarem a ser utilizados desde que sejam apropriadamente reprocessados".
João Queiroz e Melo alertou para a "tendência para confundir-se resterilização com reprocessamento" e clarificou que "o reprocessamento volta a avaliar o dispositivo em termos de função, de biocompatibilidade, em termos de segurança e de esterilidade, fazendo isso um a um".
O professor da Universidade Católica do Porto disse que este reprocessamento de alguns dispositivos já é feito há 20 anos nos Estados Unidos e na Alemanha há 10, sendo certificado pelas respetivas entidades reguladoras.
"Há 20 anos que se faz reprocessamento de dispositivos médicos nos Estados Unidos, e não tem a ver com a troika, mas com o óbvio interesse em gastar o menor dinheiro possível. Há 10 que se faz na Alemanha e espero que em Portugal venha a acontecer brevemente", afirmou.
Este reprocessamento pode ser feito em "alguns dispositivos de uso único que foram investigados e se chegou à conclusão de que era possível fazê-lo, apontado como exemplos vários cateteres ou tesouras de laroscopia.  notícia completa aqui

Carta da Terra para crianças


CARTA DA TERRA
http://www.fundacaoodebrecht.org.br/CTcriancas.php

"Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos."
(Conheça os princípios  da carta da Terra aqui)

Dia da Terra 2012

Domingo é o Dia da Terra 2012

Filipa Alves (20-04-2012)

http://www.earthday.org/2012
"O mote das comemorações de 2012 desta data, criada em 1970 por um senador norte-americano e que se considera ter estado na origem do movimento ambientalista, é “Mobilizar a Terra” e tem como objetivo conseguir que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem para garantir um futuro sustentável.
No próximo domingo, dia 22 de abril, comemora-se pela 42ª vez o Dia da Terra. Trata-se de uma celebração que surgiu pela mão do senador norte-americano Gaylord Nelson em 1970, que teve como objetivo colocar as questões ambientais na agenda política.
A data, que é considerada o nascimento do movimento ambientalista tornou-se um evento à escala mundial em 1990, quando mobilizou 200 milhões de pessoas em 141 países.
Em 2012, o mote é “Mobilizar a Terra” e a celebração deste ano pretende reunir as vozes de todos os que estão insatisfeitos com a inércia dos governos no que toca à proteção e preservação do Ambiente num apelo global para que todos, desde os indivíduos às organizações, passando pelos governos atuem no sentido de garantir um futuro sustentável." continua aqui

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia Mundial da Hemofilia - 17 de Abril

Um quarto das crianças hemofílicas não consegue lidar com a doença

O primeiro estudo nacional, apresentado na véspera do Dia Mundial da Hemofilia, que hoje se assinala, reflete sobre o “Impacto da Hemofilia em Portugal”. A investigação, realizada pela Associação Portuguesa de Hemofilia e outras Coagulopatias Congénitas (APH), concluiu que 24% das crianças, ou seja, uma em cada quatro, não consegue lidar com a doença. Entre os principais problemas sentidos diariamente constam: limitações na atividade desportiva (33%), dificuldades na vida escolar (24%) e restrições nas brincadeiras com outras crianças (20%). Face a isto, 42% das crianças referem que a doença tem um impacto negativo na sua vida e 71% dos seus pais considera mesmo que ter um filho com esta patologia afeta o seu bem-estar psicológico.

...
A Hemofilia é uma doença rara de coagulação do sangue que, na sua maioria, é transmitida por herança genética de mães para filhos. Manifesta-se, maioritariamente, no sexo masculino e caracteriza-se por um défice de fator de coagulação no sangue que faz com que surjam hemorragias muito prolongadas. Atualmente, em Portugal, existem cerca de 1.000 pessoas com Hemofilia, sendo que mais de 40% dos casos são da forma mais grave da doença.
 
Ainda não existe cura para a Hemofilia. O tratamento pode ser feito de duas formas: preventivo (profilaxia – apenas nos casos graves) ou on demand (sempre que surgem episódios hemorrágicos). As terapêuticas mais utilizadas são: produtos derivados do plasma humano, produtos recombinantes e produtos recombinantes de terceira geração. Praticamente todos os doentes manifestam preferência pelo tratamento profilático com produtos recombinantes de terceira geração, por serem os mais seguros e que garantem uma melhor qualidade de vida.

noticia completa aqui

17 de abril de 2012

Fabrico de queijo - Minas

Queijo "Serra da Estrela"

"Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII é o mais antigo dos queijos Português e dos mais afamados de todo o Mundo. Esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI. A Serra da Estrela serve de pasto às ovelhas "Bordaleiras Serra da Estrela" ou "Churra Mondegueira", que são consideradas como as de melhor aptidão leiteira. Para que o queijo atinja a qualidade desejada deve ser feito sempre da mesma ordenha. Actualmente, o fabrico do queijo e seu ritual são feitos de forma tradicional, como há centenas de anos. Os pastores saem com o gado de manhã e regressam ao fim da tarde. Mulheres e filhas fazem o queijo de acordo com as técnicas que as suas antecessoras lhes legaram. O pastor deve escolher cuidadosamente o pasto das suas ovelhas, pois certas ervas dão mau gosto ao leite. Todos os dias o pastor ordenha as ovelhas ao cair da noite, após o que a sua mulher prepara o leite para fazer o queijo. DOP, vulgarmente chamado Queijo da Serra, é um queijo curado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. É considerado o melhor queijo de Portugal. http://pt.wikipedia.org/wiki/Queijo_Serra_da_Estrela




Ovelha Bordaleira (Ovis aries)
O Queijo Serra da Estrela produz-se a partir do leite cru de ovelha da raça Bordaleira e/ou Churra Mondegueira. O seu fabrico é artesanal.
É um produto obtido por esgotamento lento da coalhada, após coagulação do leite das ovelhas atrás referidas, sem qualquer tratamento térmico e/ou químico, apenas com a acção enzimática das proteínas da flor do cardo (Cynara cardunculus), oriunda da região demarcada, e a adição de sal.


Flor do cardo ( Cynara cardunculus )
Quanto à conservação do queijo Serra da Estrela, a actividade microbiana é
reduzida devido à adição de sal durante o processo, à perda de uma
grande quantidade de água (no soro), ao armazenamento do leite a temperaturas baixas, bem como o queijo durante a sua conservação, o pH é
reduzido, devido à fermentação da lactose que origina ácido láctico e ainda, a
crosta rígida e seca, que serve de barreira protectora.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

5 Boas Razões para Consumir Iogurte

Saude e Nutrição
1 - Contém fermentos lácticos activosque ajudam à digestão da lactose em indivíduos que tenham dificuldade em digeri-la. *1
2 - Ajuda a manter os ossos saudáveis ao longo da vida (fonte cálcio)
3 - As suas proteínas participam na manutenção dos músculos e órgãos vitais (fonte de proteínas)
4 - Contribui para uma dieta variada e equilibrada
5 - É um alimento nutritivo que dá prazer comer

*1 - Intolerância à Lactose

A Intolerância à Lactose é a incapacidade de digerir a lactose que é o glícido (açúcar) do leite. Habitualmente as células do intestino produzem lactase, um enzima responsável pela decomposição deste glícido mas, os indivíduos com este problema não o conseguem fazer.

O grau da intolerância é variável e, associado à quantidade de lactose ingerida, traduz-se em vários níveis de gravidade dos sintomas sendo as náuseas, as dores abdominais, a diarreia, os gases e o desconforto os mais comuns.

De todos os lacticínios os mais tolerados são os iogurtes que têm lactobacilos uma vez que estas bactérias produzem, elas próprias a lactase necessária para decompor a lactose.


Conheça a história de Activia!

Activia é um leite fermentado, obtido através da fermentação do leite por três culturas lácticas: as duas culturas tradicionais do iogurte (Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus) e Bifidus ActiRegularis, um fermento exclusivo da Danone.


FAQ's
Consulte aqui as respostas a algumas dúvidas e questões.
O nome científico dos Bifidus ActiRegularis é Bifidobacterium Animalis Lactis DN - 173 010.
 - Qual é a diferença entre Activia e Actimel?
Para além dos fermentos tradicionais dos iogurtes (Lactobacillus bulgaricus e de Streptococcus thermophilus), Activia tem Bifidus Actiregularis e Actimel tem Lactobacillus casei.
Activia é um leite fermentado com boa densidade nutricional pois é fonte de cálcio e de proteínas de alto valor biológico. Activia possui os fermentos lácticos específicos do iogurte que ajudam à digestão da lactose em indivíduos que apresentam dificuldade na sua digestão. Para além destes fermentos, Activia possui ainda um fermento adicional exclusivo, o Bifidus Actiregularis.
Os Bifidus são bactérias anaeróbias, ou seja, não sobrevivem na presença de oxigénio, assim, se a embalagem permanecer muito tempo aberta, há perda de Bifidus.

Os iogurtes e os leites fermentados devem ser sempre conservados fechados e a uma temperatura entre 0ºC e os 6ºC até ao momento do seu consumo, sob pena do produto perder qualidades por alterações das suas características organolépticas e desenvolvimento de microrganismos não desejados.

Produção Industrial de IOGURTE Danone
  

quarta-feira, 11 de abril de 2012

"Uma levedura que faz PÃO"


Pão sem fermento e Pão com fermento de padeiro a levedar.
 Por que razão este aumentou de volume?

Leveduras em suspensão (Fermento de padeiro)

Leveduras (Saccharomyces cerevisiae) em gemulação ou gemiparidade

Padeiros do turno da tarde

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Angelus


Salvador Dali, "Reminiscência Arqueológica do Angelus de Millet"