sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Nova vacina experimental contra a malária eficaz em crianças

CienciaHoje
2010-02-04
 
Uma nova vacina experimental contra a malária revelou-se sem riscos e eficaz na protecção de crianças, segundo um ensaio clínico dirigido por investigadores da Universidade de Maryland, no leste dos Estados Unidos. A vacina foi testada em crianças escolhidas ao acaso, com idades entre um e seis anos, numa zona rural da República do Mali, por uma equipa internacional de médicos.
 
 
A malária é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito do género Anopheles.
 
Algumas destas crianças receberam uma ou três doses da vacina, enquanto outras foram apenas vacinadas com uma anti-rábica. A dose tripla da vacina contra a malária, ou paludismo, revelou-se bem tolerada e provocou uma forte resposta imunitária, que durou um ano.
...
A vacina baseia-se numa única fonte do parasita Plasmodium, responsável pela forma mais frequente e mortal da malária, doença transmitido ao ser humano pela picada do mosquito do género Anopheles, seu portador.
...
"Os resultados deste ensaio clínico podem significar que talvez tenhamos conseguido produzir uma vacina que, pela primeira vez, reproduz a imunidade natural contra o parasita", afirmou Christopher Plowe, professor de medicina da Universidade de Maryland e principal autor do estudo.

Os resultados definitivos deverão ser conhecidos em 2013, abrindo a porta - em caso de sucesso - para a primeira vacina anti-malária eficaz em, pelo menos, 50 por cento e cujo efeito dura mais de um ano.

A malária, ou paludismo, mata mais de um milhão de pessoas em cada ano, em todo o mundo, sobretudo crianças com menos de cinco anos e mulheres grávidas, a grande maioria dos quais na África subsaariana.

ler notícia completa: aqui

1 comentário:

  1. A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários parasitas do género Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. Mata 3 milhões de pessoas por ano, incluindo um milhão de crianças com menos de cinco anos, e afecta mais de 500 milhões. É, portanto, uma grande vitória para toda a Humanidade a criação de uma vacina contra esta doença. Conforme provam os resultados, as vacinas são eficazes nas crianças, o grupo mais afectado. Esperemos, então, que esta investigação seja o próximo Nobel de Medicina, sinal que será uma vacina com sucesso.
    Encontrei um vídeo, da Disney, que explica a melhor maneira de combater esta doença: http://www.youtube.com/watch?v=I4lYtSEkiLc&feature=related (está em inglês)
    Espero que gostem!

    ResponderEliminar