quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

U3_IMUNIDADE E CONTROLO DE DOENÇAS_T.grupo (Poster Científico)

U3 – IMUNIDADE E CONTROLO DE DOENÇAS



TRABALHO DE GRUPO

INTRODUÇÃO:
«A Biotecnologia é uma área do conhecimento que, de uma forma genérica, pode ser considerada como resultante da reunião entre a Engenharia e as Ciências da Vida, de forma a manipular os seres vivos ou os seus componentes, no sentido de obter produtos úteis. Nos últimos anos tornou-se numa das mais promissoras áreas científico-tecnológicas, capaz de ter aplicações na solução de problemas das áreas mais diversas como a do Ambiente, a da Produção de Alimentos e da Saúde. »

«A Biotecnologia tem vindo a intervir em todos os domínios da vida, nomeadamente na produção de moléculas com aplicação no diagnóstico e no tratamento de desequilíbrios e doenças que afectam a Humanidade.»

ACTIVIDADE DE PESQUISA:

Em grupo de três elementos, faça uma pesquisa de informação em artigos científicos recentemente publicados relativos a conteúdos inseridos na “U3 – Imunidade e Controlo de Doenças”, nomeadamente, sobre Imunização, Desequilíbrios e Doenças relacionadas com o Sistema Imunitário, utilizações de Anticorpos Monoclonais e outros produtos desenvolvidos através de processos biotecnológicos com importantes aplicações no diagnóstico e na terapêutica de doenças.


Compile a informação obtida num documento:
- na forma de cartaz / poster (formato A3 ? ou A2 ?(42cm/59,4cm) (ver doc. orientações) ;
- nova data: até 12 de Março de 2010, 6ª feira, a enviar por mail;
NÃO IMPRIMIR , por enquanto 
- a apresentar à turma com discussão do seu conteúdo;
- para divulgação /exposição à comunidades escolar.

A DESENVOLVER um TEMA e/ou um SUBTEMA, dentro dos seguintes (a bold):

Imunização
- Diferentes estratégicas aplicadas no desenvolvimento de vacinas;
- Formas de administração de Vacinas;
- Plano Nacional de Vacinação, campanhas de vacinação;

Reacções de hipersensibilidade
o Alergias – formas, agentes responsáveis, sintomas, tratamentos;
o Transplantes;
o Doenças Autoimunes (Lúpus, Doença de Adison, Miastenia grave, Doença de Graves, Tiroidite de Hashimoto, Artrite Reumatóide, etc.) ;
o Imunopatologias mediadas por cél.T ( dermatites, por ex.).
- Caracterização de cada uma delas;
- Tipos de antigénios que as provocam bem como o tipo de anticorpos reagentes;
- Mecanismos efectores de cada uma delas;
- Dar exemplos de cada um dos tipos de reacções.

Imunodeficiências

o Imunodeficiências Congénitas

o Imunodeficiências adquiridas - HIV/SIDA
Dê especial atenção a aspectos como:
- a descoberta do vírus;
- os modos de transmissão;
- o efeito no Sistema Imunitário;
- as consequências da doença,
- as formas de prevenção/tratamento;
- a epidemiologia (evolução da incidência/prevalência) – informação actualizada sobre a SIDA no Mundo e, particularmente, em Portugal.

Biotecnologia aplicada no diagnóstico e na terapêutica de doenças
(para todos os alunos relacionarem com o seu tema)

  • Obtenção e uso de substâncias com valor terapêutico (por exemplo, insulina, hormona do crescimento, factor VIII antihemofílico, interferão, etc.) no diagnóstico pré-natal de doenças, na avaliação da compatibilidade de órgãos para transplante, em testes de paternidade, entre outras aplicações.
  • Aplicações biomédicas de Anticorpos Monoclonais (por exemplo, no transplante de órgãos, no tratamento de tumores e de doenças auto-imunes, em testes de gravidez, em antídotos de drogas e venenos, etc.).
  • Outros produtos desenvolvidos através de processos biotecnológicos como vacinas e outros com importantes aplicações no diagnóstico e na terapêutica de doenças, tais como produção de antibióticos, vitaminas e esteróides (alguns utilizados, actualmente, para reduzir processos inflamatórios no controlo de sintomas resultantes da artrite reumatóide e de alergias, por exemplo.)
Notas:
Não esqueça os três princípios de uma boa pesquisa – CEE (compreensão, espírito crítico e ética).
A selecção do tema/subtema, os grupos constituídos, as dúvidas e dificuldades, e até os sites interessantes, devem ser divulgados em forma de comentário, por qualquer um dos elementos, no Blog da turma “BioZarco 12”.

Glossário de Biotecnologia: Novo
http://www.biotecpragalera.org.br/dicionario.php?busca=fus%E3o

Bibliografia:
Matias, Osório; Martins Pedro - Biologia 12, 1ª edição, Lisboa, Areal Editores, 2009.
SILVA, Amparo; SANTOS, Maria; MESQUITA, Almira; BALDAIA, Ludovina; FÉLIX, José; - Terra, Universo de Vida, Biologia 12ºano, Porto Editora, 2009.

15 comentários:

  1. Como inauguração deste fórum/blog, desejo-vos, a todos, um excelente trabalho!

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  2. Agradeço-lhe, Rita, o ter iniciado este fórum. Pegando nas suas palavras "desejo-vos, a todos, um excelente trabalho!".

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  3. Tal como a professora tinha pedido na aula, venho, em nome do meu grupo (Inês Almeida, Marta Ferreira e Matilde Gomes), perguntar se é possível realizarmos o nosso poster sobre os transplantes de medula óssea?
    Aguardamos resposta, obrigada

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  4. Força! Inauguraram a lista: é o primeiro tema a ser sugerido e o primeiro grupo a ser divulgado. Se precisarem de alguma ajuda, estou ao vosso dispôr. Continuação de bom trabalho.

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  5. Olá!
    O meu grupo (Rita Araújo, Ana Teresa e Maria João) gostaria de trabalhar acerca da Imunodeficiência Grave Combinada (SCID) associada à terapia génica. É possível?
    Obrigada!

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  6. Claro que sim, Ana Teresa!
    Aos poucos, muito lentamente, estão a ser divulgados os temas e os grupos!
    Como já afirmei, estou ao vosso dispôr para qualquer dúvida.
    Continuação de bom trabalho!

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  7. Boa tarde Professora!
    O meu grupo constituído por mim, pela Filipa Diaz e pela Inês Balbino, já pensamos no tema que queremos trabalhar. É uma doença auto-imune, nomeadamente LES (Lupus Eritematoso Sistemico).
    Será possível?

    Muito obrigada!

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  8. Olá!
    O meu grupo(Catarina Monteiro, Catarina Carvalho e David Romão)gostaria de desenvolver o poster acerca da vacina do HPV. É possível?

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  9. Olá!
    O meu grupo (Catarina Monteiro, Catarina Carvalho e David Romão)gostaria de desenvolver o poster acerca da vacina do HPV. É possível?
    Obrigada!

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  10. É possível, sim, Catarina! Estão a surgir trabalhos em temas diversificados, o que não deixa de ser interessante. Já não têm muito tempo, por isso continuem e bom trabalho!

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  11. Mais um desequilíbrio a ser investigado, neste caso, uma hipersensibilidade do sistema imunitário. Muito bem Maria Inês! Continuem a pesquisa e bom trabalho.

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  12. Olá a todos!o nosso grupo (Inês Maia,João Pombo e Nuno Morais) decidimos tratar de uma alergia em especial: a febre dos fenos, uma vez que muita gente sofre desta alergia e não sabe muito a respeito da mesma. Pretendemos então esclarecer algumas questões relacionadas com o tema. =)

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  13. Bom dia Professora!

    O meu grupo ( Catarina Santos, Liliana Raeiro e Mariana Ramos) vamos desenvolver a doença Esclerose Multipla.

    Obrigada

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  14. Muito bem! Estão divulgados todos os grupos e respectivos temas dos trabalhos. Mãos à obra!
    Se precisarem de algum esclarecimento contactem-me.

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  15. Boa noite Professora,
    Durante a criação do nosso cartaz, contactamos a associação de Lupus que tem sede em vários pontos do País. Eles mostraram-se bastante interessados em ajudar-nos, mas como o Poster tinha de ser entregue ainda hoje não nos foi possível usufruir desta preciosa ajuda.
    Pensamos então que seria engraçado mandarmos-lhe o Poster que fizemos, depois de corrigido, claro. Gostavamos de saber a opinião da Professora.

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