terça-feira, 2 de março de 2010

Bruxelas autoriza cultivo e comercialização de OGM

Agricultura na UE
por LusaHoje

«A Comissão Europeia autorizou hoje o cultivo e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGM) na União Europeia (UE), no primeiro caso a batata Amflora e no segundo três variedades de milho.

A batata Amflora pode ser cultivada para fins industriais e a sua fécula poderá ser usada em rações.
No caso do milho, três variedades receberam autorização para serem usadas em alimentação humana e animal.
A Comissão Europeia assegura que as espécies geneticamente modificadas foram analisadas ao detalhe, nomeadamente no que respeita a resistência a antibióticos.
Bruxelas garante ainda que a Amflora será colhida antes de produzir sementes, de modo a evitar a sua disseminação.

"Estas decisões foram tomadas com base em pareceres favoráveis emitidos ao longo dos anos pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA)", garantiu o comissário para a Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli.
Em relação à batata Amflora, a luz verde da AESA foi dada pela primeira vez em Fevereiro de 2006 e reiterada o ano passado.

Por outro lado, foi autorizada a comercialização e transformação das combinações de milho geneticamente modificadas MON863xNK603, MON863xMON810 e MON863xMON810xNK603.

Estes OGM resultam da combinação de combinações genéticas já autorizadas.

No ano passado, milho "MON 810" foi cultivado em cinco Estados-membros, incluindo Portugal, e está em curso o processo de renovação da autorização, prevendo-se a sua conclusão até ao verão.

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1508745

2 comentários:

  1. A autorização da UE para o cultivo e comercialização dos OGM's pode ser o início de uma chamada "Revolução Alimentar".
    Na notícia posteriormente publicada pela professora, a especialista da Quercus em Trangénicos, considerou esta autorização uma medida prejudicial para a saúde dos seres humanos. Não discordando da opinião da especialista Margarida Silva, penso que devemos conhecer os prós e contras dos OMG's para que possamos formar as nossas opiniões e defende-las.
    Então aqui deixo alguns factos.

    Prós:

    -No sector agro-alimentar: Melhor rendimento, melhor adaptabilidade às condições climáticas (frio intenso, calor extremo), ao terreno (excassez de água ou sais minerais)e maior resistência a agentes infecciosos.

    -Ambiental: ao criar plantas mais resistentes a infestações e com maior adaptabilidade ao meio, reduz-se a utilização de pesticidas e fertilizantes, evitando a contaminação do solo e de águas subterrâneas.

    Contras:

    -Diminuição da variabilidade genética: como os organismos modificados são todos descendentes de um organismo único, há uma menor capacidade de adaptação a novas condições ambientais.

    -Resistências a antibióticos: no processo de modificação genética é sempre utilizado um DNA estranho que contém genes de resistência a antibióticos. Este processo pode assim causar um aumento de resistência aos mesmos antibióticos em particular quando são usados ao nível veterinário.

    -Alergias e toxicidade: as plantas geneticamente modificadas podem contactar com a fauna e comprometer diversas cadeias alimentares.

    Pode ainda dizer-se que os alimentos geneticamente modificados são um caminho no combate à fome no mundo, assunto tão importante visto que morrem por dia milhares de pessoas, sobretudo crianças.

    Na minha opinião, penso que os OMG's devem ser utilizados apenas para fins específicos como o combate à fome ou diminuição da poluição provocada por fertilizantes. Porém, penso que deve ser feito um elevado controlo sobre o cultivo, no caso de plantas, de maneira a provocar o minímo de danos possíveis no ambiente.

    Deixo a "discussão" em aberto e gostaria também de conhecer as opiniões dos meus colegas.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Liliana! Gostei da suas reflexões sobre o assunto. Claro que vamos tratar deste assunto nas aulas e para isso precisamos de adquirir o máximo de informação, saber mais, para podermos formar a nossa opinião e argumentar a favor ou contra!

    ResponderEliminar