A biotecnologia faz parte das tecnologias-chave do século XXI. Entende-se por biotecnologia a utilização integrada de ciências da natureza e de engenharia. O objectivo é aproveitar organismos e partes de organismos para o fabrico de produtos ou para a utilização em diferentes processos. A biotecnologia encontra-se dividida por ramos, de acordo com os seus diferentes sectores de utilização.
Destes fazem parte a:
• Biotecnologia vermelha:
A biotecnologia vermelha (medicina) é considerada a área de utilização mais importante da biotecnologia. Os processos de biotecnologia desempenham um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de novos medicamentos (por exemplo para tratamento do cancro). A biotecnologia tem também o maior significado no diagnóstico (chips de DNA, sensores biológicos). Na Áustria, a biotecnologia vermelha goza da maior aceitação, sendo considerada uma tecnologia chave e também um motor de crescimento para muitas outras empresas.
• Biotecnologia verde:
A biotecnologia verde abrange a área de utilização da cultura moderna de plantas. Com recurso aos métodos da biotecnologia são aqui introduzidas resistências direccionadas contra insectos, fungos, vírus e herbicidas. A engenharia genética é particularmente importante para o sector da biotecnologia verde. Esta possibilita transferir determinados genes de uma espécie para outras plantas, permitindo assim desenvolver resistências.
• Biotecnologia cinzenta:
A biotecnologia cinzenta trata o sector da técnica ambiental. Aqui os processos biotecnológicos ajudam no saneamento dos solos, no tratamento das águas residuais, da limpeza de gás e/ou ar residual e no reaproveitamento de lixo residual e/ou desperdícios.
• Biotecnologia branca:
A biotecnologia branca abrange a área de utilização da biotecnologia dentro da indústria química. O objectivo da biotecnologia branca é produzir substâncias tais como o álcool, as vitaminas, os aminoácidos, os antibióticos ou as enzimas de modo compatível com o ambiente e com os recursos.
• Biotecnologia azul:
A biotecnologia azul foca-se na utilização técnica de processos e organismos da biologia marinha. Aqui a concentração incide nos organismos biológicos dos oceanos.
A biotecnologia é utilizada nas seguintes indústrias:
• indústria química e farmacêutica
• indústria alimentar e de estimulantes
• indústria de tratamento de águas, ar e lixo residuais
• estabelecimentos de pesquisa científica e médica
• desenvolvimento, venda e consultoria de aparelhos e instalações de biotecnologia
A Biotecnologia e as suas saídas
A Licenciatura em Biotecnologia concede uma formação transversal de largo espectro que possibilita o acesso ao mercado de trabalho em empresas de base biotecnológica, agro-alimentar, farmacêutica, ambiental, agro-química ou afins.
Os licenciados em Biotecnologia deverão desenvolver uma formação sólida teórica e prática, integrada em diversas temáticas tais como Bioquímica, Química, Biologia, Genética, Engenharia Celular, Bioprocessos (envolvendo Bioreactores e Biosseparações), Matemática e Física, entre outras.
Citam-se como saídas profissionais:
* Empresas de base biotecnológica e bio-indústrias;
* Empresas agro-alimentares;
* Empresas farmacêuticas;
* Empresas ambientais;
* Empresas agro-químicas;
* Empresas de desenvolvimento de enzimas e proteínas industriais;
* Serviços públicos, municípios e outros;
* Desenvolvimento de novas técnicas, processos ou produtos, bem como desempenho de funções técnico-comerciais, ou de garantia da qualidade de produtos ou de processos industriais.
* Laboratórios de análises físico-químicas e biológicas e de fiscalização e controlo de qualidade alimentar e ambiental;* Parques e reservas naturais, viveiros de plantas;
* Centros de investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia;
* Serviços de consultadoria em biotecnologia;
* Desenvolvimento de projectos empresariais.* Ensino e educação.
Sem comentários:
Enviar um comentário