sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dia Mundial : “O cancro também pode ser prevenido”


O mote das comemorações do Dia Mundial contra o Cancro, que hoje se assinala, é "o cancro também pode ser prevenido". O objectivo é lembrar que os estilos de vida saudáveis e a prevenção podem evitar até quatro em cada dez casos.

O cancro é a principal causa de morte no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, se não for tomada nenhuma medida, 84 milhões de pessoas venham a morrer de cancro entre 2005 e 2015.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lembra que 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida e mais prevenção. O tabaco, o consumo exagerado de álcool, a obesidade e a excessiva exposição ao sol são alguns dos comportamentos cuja alteração reduz o risco do cancro.


...“No caso dos vírus sabe-se que um dos cancros mais frequentes a nível mundial e mesmo em Portugal é o Cancro do Colo do Útero, que pode ser evitado com a utilização de uma vacina conta o HPV – vírus responsável pelo aparecimento deste tumor, que se transmite através de contactos sexuais”; por outro, com a adopção de um estilo de vida mais saudável – dieta variável e sem excessos , não fumar e beber com moderação.

“No caso na alimentação, o recurso a dietas equilibradas, evitando produtos com maior actividade carcinogénica e consumindo aqueles que podem ajudar a prevenir - como os vegetais e as frutas. O cancro do pulmão pode ser em grande parte evitado se deixarmos de fumar, o consumo de tabaco aumenta o risco de outros tipos de tumores: cancro do colo do útero e cancro da bexiga”...


- Cancro do pulmão é a forma da doença que mata mais pessoas e poderá aumentar se as medidas de combate ao tabagismo não forem "muito intensificadas".

- Nos países desenvolvidos, as formas de cancro mais comuns são o da próstata, mama e cólon. Nos países em desenvolvimento, o cancro ataca mais o fígado, o estômago e o colo do útero.

- Dos 53 países cobertos pela delegação europeia da OMS, a Hungria, com 458 mortes por cada 100 000 habitantes, tem a taxa de mortalidade mais alta, seguida da Federação Russa e da Ucrânia, com 347 mortes por 100 000 habitantes.


- Na Europa, o cancro da mama é o responsável pela maior parte das mortes por cancro nas mulheres (17,2% do número total de mortes), enquanto o cancro do pulmão é a principal causa de morte nos homens (26,9 milhões de mortes).

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=97&did=90228

Sem comentários:

Enviar um comentário