A 5ª edição da Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em parceria com a Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e a Ordem dos Engenheiros, que pretende dinamizar as escolas, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e nas comunidades em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.
Dinamizada entre 21 e 25 de Março de 2011, esta edição da Semana da Leitura centra-se na relação LEITURA – ENERGIA – FLORESTA. Conjuga-se, deste modo, a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodiversidade, a biomassa ou as energias renováveis.
Em 2011, o desafio é lançado a partir de um conjunto de motes, podendo cada escola/ agrupamento de escolas escolher um ou vários em função do seu projecto educativo, e dinamizar iniciativas/ actividades de promoção de leitura que envolvam as crianças e os jovens, outros sectores da comunidade escolar e a comunidade em geral.
MOTES
Florestas de Leituras
Ler+ Verde
Ler+ na floresta é para todos
Ler+ é +Vida
Circuitos de Leitura
Florestas de Livros
Leituras luminosas
Ler+ com energia
Choques de Leituras
Árvores de Livros
Estes motes poderão ser encarados como catalisadores de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que constitua um desafio à imaginação e à criatividade.
As iniciativas de promoção de leitura a desenvolver serão enquadradas por uma ou várias das áreas que se seguem:
Floresta/ Recursos Naturais/ Sustentabilidade do Planeta/ Energia e Vida/ Planeta Verde/ Consumo/ Tecnologias.
Tendo estas áreas como contexto, as iniciativas/actividades a desenvolver poderão distribuir-se ao longo da Semana da Leitura de 2011, estendendo-se eventualmente para lá dessa data, de acordo com o planeamento de actividades de cada escola / agrupamento de escolas.
No âmbito da Semana da Leitura, será promovido um Concurso que, mais uma vez, apela à imaginação e a um conjunto muito diversificado de competências enraizadas na transversalidade curricular e que terá como produto final a criação e submissão a concurso de um cartaz.
Este Concurso, de âmbito nacional, terá como público-alvo as crianças e jovens da educação pré-escolar ao 12º ano de escolaridade, sendo convidados os estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada.
O concurso «O cartaz da minha escola» centra-se, tal como a 5ª edição da Semana da Leitura, na relação Leitura – Energia – Floresta.
Sem comentários:
Enviar um comentário