sábado, 9 de janeiro de 2010

Alterações do material genético - MUTAÇÕES

5 comentários:

  1. Enquanto andava a pesquisar sobre mutações, descobri alguns exemplos das mutações benéficas. Estas levam a novas versões de proteínas que ajudarão o organismo das futuras gerações a adaptar-se melhor a mudanças no seu ambiente. Assim, deixo-vos aqui alguns exemplos:
    - uma deleção específica de 32 pares de base (dois nucleotídeos opostos e complementares nas cadeias de ADN e RNA que estão conectadas por ligações de hidrogénio) no cromossoma 5, comum em pessoas com ascendência europeia, confere resistência ao HIV a homozigóticos e atrasa o despoletar do SIDA em heterozigóticos;
    - alelos diferentes na via da miostatina (factor 8 de crescimento e diferenciação) influenciam a força de uma pessoa, uma vez que estes genes controlam o desenvolvimento muscular. Assim, os super-heróis tornam-se reais!

    ResponderEliminar
  2. Interessante,Ana Rita! A propósito da Pesquisa que está a fazer, consulte as Orientações para o Trabalho de Pesquisa (Webquest) coloquei no moodle.

    ResponderEliminar
  3. Tal como a professora nos explicou, algumas mutações são consequência do meio em que vivemos. É o caso, por exemplo, da radioactividade em Hiroshima. No entanto, parece que também o comportamento das pessoas tem um peso nessas alterações génicas. Assim, deixo-vos uma notícia que encontrei.

    Médico alerta para mutação no genoma de fumante

    O médico Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, alerta para o alto número de mutações que ocorre no genoma de um paciente fumante. Baseado em estudos de sequenciamento do DNA do tecido de uma pessoa com câncer de pulmão, Raskin diz que os cientistas descobriram que o tumor nesse órgão continha mais de 23 mil mutações.

    "Se você fumar 25 cigarros por dia, durante 35 anos, terá fumado 320 mil cigarros. Como foram encontradas cerca de 23 mil mutações no genoma do paciente com câncer de pulmão, isso quer dizer que, em média, a cada 15 cigarros, o fumante adquire uma mutação, ou seja, quase duas mutações por dia." De acordo com o médico, quanto antes o fumante conseguir largar o vício, mais chances tem de se livrar das mutações. “O próprio corpo vai, aos poucos, eliminado as mutações adquiridas."

    (in http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/medico-alerta-mutacao-genoma-fumante-645353.shtml)

    Portanto, não fumem!

    ResponderEliminar
  4. Há mais ou menos 20 anos (!)havia um slogan que dizia: "SEJA LIVRE, NÃO FUME". O seu comentário fez-me recordar isso, obrigado!

    ResponderEliminar