terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lagartos brancos ajudam a explicar evolução

Interessante! Faço aqui um desafio (para quem quer praticar Biologia 11º Ano):
 - Relacione estes factos e explique-os, não segundo este "ar" lamarkista, mas sim baseado no neodarwinismo.

Três espécies desenvolveram peles brancas
cienciahoje.pt/
2010-01-11


Lagartos adaptaram-se às White Sands, no Novo México


"As dunas White Sands, no Novo México, são um bom local para o estudo da evolução de espécies. Formadas há apenas 6 mil anos, as dunas brancas destoam da realidade que as cerca.


Erica Bree Rosenblum, professora da Universidade de Idaho que estuda a evolução nas White Sands, garante que “de uma perspectiva evolucionária, isso corresponde a um piscar de olhos”.


Em estudo estão três espécies de lagartos que, noutros lugares, possuem pele escura e que em White Sands desenvolveram uma variedade de peles brancas que as torna difíceis de encontrar.


“Todos ficaram brancos para que pudessem fugir dos seus predadores com mais facilidade”, explica Rosenblum. Este exemplo de evolução convergente mostra como diferentes espécies foram adquirindo os mesmos traços de modo independente.


O estudo, publicado no The Proceedings of the National Academy of Sciences, revela que a mutação do gene ligado à produção do pigmento de pele chamado melanina foi a responsável pela alteração da cor em pelo menos duas das espécies de lagartos.
Mas nas duas espécies as mutações são distintas e o mecanismo pelo qual se produz melanina também é diferente.
Além disto, Rosenblum afirmou que os diferentes mecanismos tiveram um efeito sobre como os traços de pele branca se espalharam através das populações: em uma a mutação tornou a característica dominante e noutra a mutação tornou-se recessiva. E por isto mesmo, a característica espalha-se mais rapidamente na primeira espécie de lagarto do que na segunda.
Esta investigação sustenta que mesmo tratando-se da convergência fenotípica (variação genética) do mesmo gene, os mecanismos moleculares podem ter consequências distintas na trajectória de adaptação."


4 comentários:

  1. Respondendo ao desafio da professora, decidi ir ao sótão buscar os livros de 11º Ano e relembrar a matéria!

    Como sabemos, a Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo, que colmatou as lacunas da Teoria de Darwin, assenta em três pontos:

    - a existência de variabilidade genética nas populações, consideradas como unidades evolutivas. A mutação do gene ligado à produção da melanina, responsável pela alteração da cor nos lagartos, espalhou-se através das populações, contribuindo para a sua evolução;

    - a selecção natural como mecanismo principal de evolução. Tal como explica Rosenblum, os lagartos ficaram brancos para que pudessem fugir dos seus predadores com mais facilidade, uma vez que as dunas White Sands são igualmente brancas. Como estes indivíduos apresentam características que são favoráveis à sua sobrevivência no meio em que se encontram, estes reproduzem-se dando continuidade à característica branca (selecção natural);

    - a concepção gradualista que permite explicar que as grandes alterações resultam da acumulação de pequenas modificações, que vão ocorrendo ao longo do tempo. As mutações ocorridas nas duas espécies produziram-se de maneira diferente mas o resultado foi o mesmo – lagartos de cor branca. No entanto, enquanto numa a mutação é dominante, na outra tornou-se recessiva. Por isso, a característica espalha-se mais rapidamente na primeira espécie de lagarto do que na segunda.

    Espero ter dado uma ajuda!

    ResponderEliminar
  2. A minha questão é claramente provocadora!
    Na notícia são apresentadas ideias neodarwinistas: "mutação de genes" e apesar de não ser referido explicítamente o conceito de selecção natural deve entender-se como tal.
    O texto é muito "lamarckista", pois, vejam só: "desenvolveram uma variedade de peles brancas que os torna difíceis de encontrar" e “Todos ficaram brancos para que pudessem fugir dos seus predadores com mais facilidade” "adquirindo os mesmos traços"; isto porque em linguagem corrente às vezes diz-se assim... (mal!...) A minha proposta é contrapor estas frases e transformá-las em Neodarwinistas, pelo que a sua resposta, Ana Rita, devia ser mais objectiva.
    Foi uma boa tentativa!

    ResponderEliminar
  3. "desenvolveram uma variedade de peles brancas que os torna difíceis de encontrar"; “Todos ficaram brancos para que pudessem fugir dos seus predadores com mais facilidade”; "adquirindo os mesmos traços"

    Em cima estão as frases da Professora e seguidamente colocarei a frase que construi como resposta à proposta:
    "Como consequência de uma mutação do gene ligado à produção de melanina, apareceram lagartos com peles brancas. Devido à selecção natural passaram a existir apenas lagartos brancos, pois os que tinha outra cor, não se conseguiam camuflar e eram mortos. Como apenas os brancos sobreviviam, reproduziam-se entre eles, por isso a descendência era de lagartos brancos".

    ResponderEliminar
  4. Só queria dizer que "as frases" não são minhas foram transcritas da notícia.
    ... Está a melhorar!...

    ResponderEliminar