2010-01-25
CienciaHoje
Leite de coelha modificado pode ir para o mercado no final deste ano
Investigadores holandeses descobriram que leite de coelha geneticamente modificado pode ter efeitos positivos para quem sofre de doenças cardiovasculares. A notícia foi divulgada no diário britânico «The Times».
Há uma exploração na Holanda que já está a produzir este tipo de leite. Os coelhos foram geneticamente modificados para o seu leite incluir um gene humano e o conteúdo de uma proteína - o inibidor C1, que ajuda a controlar inflamações no corpo.
Até agora, esta proteína era extraída do sangue humano e de outros animais. Mas esse processo era muito caro e arriscado. Havia o perigo de infecção com o vírus da sida ou com a CJD (variantes humana da doença das vacas loucas).
continua...
Antes de mais, quero dizer que compreendo perfeitamente os argumentos daqueles que são contra os OGM, mas penso que esta notícia constitui, de uma certa forma, um argumento a favor dos OGM. A maioria das pessoas pensa que quando se fala em OGM se trata de milho, arroz, batatas, etc., mas não, este é um bom exemplo de que a manipulação genética não é efectuada apenas em vegetais e que esta apresenta também vantagens, pois a simples manipulação do leite da coelha pode trazer grandes benefícios para a resolução de problemas cardiovasculares.
ResponderEliminarPor isso, OGM nem sempre é sinónimo de problemas!