segunda-feira, 11 de maio de 2009

ALIMENTOS DO FUTURO...




Vale a pena consultar BIONET
aqui

3 comentários:

  1. Apesar de ter falado pouco no debate que foi feito, quero dizer que sou completamente a favor do transgénicos até que algo seja provado cientificamente relativamente aos seus efeitos malévolos. Estamos numa época de crise e cada vez mais há desigualdade de recursos na Terra. Estes problemas de desigualdade não serão nunca resolvidos pela boa vontade de quem tem muito, por muito boa vontade que seja.
    Há países que estão condenados a ser explorados e a não terem qualidade de vida, infelizmente. Nos dias de hoje quem tem poder de compra tem poder em tudo.
    A utilização de alimentos transgénicos seria uma boa forma de pelo menos reduzir este problema e "matar a fome" a alguns necessitados, dado que permite produzir em grandes quantidades.
    Se estamos à beira dum passo enorme para o nosso desenvolvimento porquê negar-mo-nos a que ele aconteça? Não podemos "cortar as pernas" ao desenvolvimento dos OGMs, não podemos simplesmente dizer que não baseados em suposições de que nos vai fazer mal.
    De entre todas as vantagens dos transgénicos, penso que este facto de acabar com a fome no Mundo se superioriza a todas as outras.

    "Não sei o motivo de essa gente estar tão assustada por seu uso nos alimentos, pois é o mesmo que nos produtos médicos."
    Norman Borlaug (pai da revolução verde)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou a favor dos alimentos trangénicos.
    Primeiro, a produção dos alimentos trangénicos é menos dispendiosa e, assim, ajudávamos a resolver o problema global de não haver comida suficiente para todos os indivíduos, tornando esses mesmos alimentos acessíveis a toda a população.
    A produção de um alimento trangénico permite introduzir, nesse alimento, elementos que antes não existiam, como por exemplo vitaminas, o que torna esse alimento mais rico nutricionalmente. Também podemos torná-lo resistente a algumas bactérias ou pragas, o que leva à redução do uso de compostos como herbicidas, pesticidas, fungicidas e certos adubos, cuja acumulação pode causar sérios danos aos ecossistemas a eles expostos.
    De certeza que há muitos mais argumentos que poderia utilizar para defender a minha opinião, mas penso que estes são os mais importantes.

    ResponderEliminar
  3. Penso que o debate foi bastante positivo pois pudemos expor a nossa opinião e contestá-la. Passei a compreender melhor o outro lado, embora não tenha mudado de opinião. Continuo a ser a favor dos OGM. Como referi no debate penso que é um grande passo e uma grande evolução. Este método tem inúmeras vantagens, que foram mencionadas na aula, mas a meu ver a principal vantagem é o facto de ser uma solução para uma população em crescimento, além disso através deste método há um enriquecimento em nutrientes e uma série de características desejáveis. Na minha opinião, os OGM trazem muitos mais benefícios do que malefícios, tanto para o Homem como para o Ambiente. Tenho pena que grande parte da população não esteja receptível ao que é novo, e muitas vezes não se esforçam para entender em que consistem estes métodos e medidas e de todas as vantagens que possam trazer. Os transgénicos são uma realidade e existem muitas informações acessíveis a quase toda a população, por isso, as pessoas não podem ficar à espera que lhes apareçam essas mesmas informações para se elucidarem. Contudo, quem não concorda de todo com este método pode escolher entre ingerir ou não alimentos com produtos transgénicos (de acordo com a lei de Maio de 2000, devem ser rotulados todos os alimentos que contenham mais de 1% de produtos transgénicos). Por fim, penso que é sempre bom estarmos bem informados e receptíveis a novos métodos e principalmente nunca dizer “desta água não beberei”, pois não sabemos o dia de amanhã.

    ResponderEliminar