domingo, 24 de maio de 2009

Biotecnologia na Escola

... a propósito da nossa Visita à Escola Superior de Biotecnologia (U.P.) podem visualizar aqui a Actividade experimental - Extracção de DNA em kiwi.


Os resultados e as explicações ...
Assim que derramamos o etanol gelado no extracto de kiwi começam a notar-se filamentos brancos muito finas de DNA, que se formam na interface entre as duas camadas. Agitando-se o DNA que se formou na camada de etanol, este formará fibras como as de algodão, que aderirão à vareta de vidro.
Por que colocamos o detergente?O detergente presente no champô/liquido da louça ajuda a dissolver a bicamada lipídica que faz parte da membrana plasmática e das membranas dos organelos, incluindo a membrana nuclear.
Por que colocamos o sal (NaCl )?
O cloreto de sódio permite a neutralização da carga negativa conferida ao DNA pelo grupo fosfato (Na+ liga-se ao grupo PO4-). Assim, impede-se a repulsão entre as moléculas de DNA, permitindo a sua agregação de modo a formar filamentos mais espessos e compridos, facilmente visíveis a olho nu. O sal ajuda ainda a manter as proteínas dissolvidas no líquido extraído, impedindo que elas precipitem com o DNA.
Por que colocamos o etanol?
O ADN não é solúvel em etanol (álcool etílico). Quando as moléculas são solúveis num dado solvente, dispersam-se nesse solvente e não são, portanto, visíveis. Por outro lado, quando as moléculas são insolúveis num dado solvente, agrupam-se, tornando-se visíveis. Quanto mais gelado estiver o álcool, menor é a solubilidade do DNA.

Sem comentários:

Enviar um comentário