domingo, 10 de maio de 2009

OGM_Organismos Geneticamente Modificados_"Prós e Contras"





Os argumentos a favor
Um dos argumentos mais nobres usado pelos defensores dos OGM é a necessidade cada vez maior de alimento para uma população em crescimento. Em algumas regiões do planeta, as alterações climatéricas e/ou as situações de conflito, têm prejudicado as colheitas agrícolas. A obtenção de cultivares mais robustas, adaptadas a condições mais adversas (falta de água e de nutrientes), só poderá ser benéfica para estas populações. Também a resistência a certos herbicidas, necessários para combater pragas, seria uma condição vantajosa. A selecção de determinadas variedades melhoradas de cereais tem sido orientada neste sentido. Os OGM prometem uma maior produção e espécies mais resistentes. Com o uso de menos fertilizantes e pesticidas o ambiente sairá beneficiado.
Argumentos contra
Os seus detractores argumentam, no entanto, que não só os OGM não vão permitir aumentar a produção agrícola, como a sua resistência aos herbicidas vai generalizar o uso massivo destes ao longo de todo o ciclo de vida da planta, aumentando os impactos negativos no ambiente e nas populações. Para além disso, os elevados investimentos em tecnologia e factores de produção, vão beneficiar os maiores agricultores, em detrimento dos mais pobres, e torná-los dependentes em relação às grandes empresas do sector, como a Monsanto, a Novartis e a Duponte. Actualmente, os agricultores que optam pela compra de sementes transgénicas na Monsanto têm que comprar os herbicidas da empresa e são obrigados anualmente à compra das sementes.Mas se é certo que as grandes empresas do ramo não vão dar as suas descobertas ao desbarato, a sua cooperação com instituições governamentais ou outras pode trazer benefícios para os países mais pobres. Outros dos receios do uso de OGM são: as implicações ao nível da composição florística do solo; as interacções com outras espécies (possibilidade das ervas daninhas tornarem-se resistentes a certos herbicidas, por transferência dos genes das plantas transgénicas); a passagem dos genes através da cadeia alimentar para outras espécies, com consequências imprevisíveis; a persistência das toxinas no solo; o perigo de contaminação dos lençóis freáticos; o risco de desenvolvimento de novas viroses em plantas, por interacções com os genes modificados e o aumento do número de alimentos que provocam reacções alérgicas nos humanos.

No entanto, para quase todos estes argumentos, existem outros estudos que provam o contrário. Assim, uma maior pesquisa por parte de organismos isentos e credíveis é necessária para esclarecer os perigos e os benefícios dos OGM.



5 comentários:

  1. No debate decidi que a minha posição deveria ser “ contra os alimentos transgénicos”, não por discordar totalmente da utilização destes alimentos mas sim porque considero que ainda é cedo para estes produtos serem comercializados.
    Em primeiro lugar, ainda não se ter a certeza das consequências que estes alimentos podem trazer. Apesar de ainda não se terem registado consequências graves no presente, não sabemos se existirão no futuro, e não podemos pensar só em nós, porque as próximas gerações é que vão sofrer com as consequências.
    Eu sou a favor da evolução e apoio totalmente os estudos que estão a ser realizados, mas não concordo que estejam a comercializar estes alimentos sem terem a certeza dos efeitos.
    Sinceramente o que eu acho que está a acontecer é que as pessoas que decidiram que estão contra, apenas estão a investigar nesse sentido, tentando encontrar argumentos que apoiem a sua posição, e vice versa.
    O melhor era unirem-se e investigarem com bom senso, a fim de decidirem o que é melhor para a população e para o ambiente, porque esse sim, poderá ser seriamente prejudicado.

    ResponderEliminar
  2. Devido aos progressos da ciência, muitos dos alimentos que temos à nossa disposição sofreram modificações ao nível do seu ADN. São, portanto, Organismos Geneticamente Modificados (OGM).
    A meu ver, a sua ingestão traz diversos malefícios para a saúde humana por diversas razões, nomeadamente por aumentarem o risco de alergias. Também os genes da resistência a antibióticos existentes em alguns OGM podem passar para as bactérias do intestino humano, sendo assim uma ameaça ao funcionamento do nosso organismo. Este tipo de organismos podem também provocar o aparecimento de insectos resistentes aos pesticidas, podendo assim, aumentar em grande escala o número de pragas. Por último, mas não menos importante, o aumento do cultivo dos alimentos transgénicos pode diminuir a biodiversidade.
    Se não se pode erradicar os alimentos transgénicos devido à falta de estudos que comprovem que estes têm muitos malefícios, também não se pode aumentar o seu cultivo, pois os mesmos estudos também não garantem que só nos trazem benefícios. O problema da falta de estudos conclusivos deve-se ao facto do inexistente interesse por parte da população. Se esta tivesse interesse e exigisse os estudos por parte das indústrias, talvez se chegasse mais cedo a uma conclusão.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião o objectivo do debate foi atingido visto que este era o de suscitar duvidas para que nós fossemos procurar obter mais informação e não decidir se os OMG eram bons ou maus. Em mim suscitou várias duvidas não apenas no debate em si, como a preparação para ele também pois se antes era a favor... agora não sei! O que me vai levar a reflectir mais sobre o assunto e tentar manter-me informada. O debate só por isso já valeu a pena

    ResponderEliminar
  4. O debate sobre Organismos Geneticamente modificados foi bastante educativo, na medida em que ambos os grupos, quer estivessem a argumentar contra estes alimentos ou a favor, se esforçaram bastante em aprofundar a pesquisa para que os seus argumentos fossem superiores aos do grupo rival.
    Na minha opinião, o grupo com melhores argumentos foi o que estava contra os alimentos transgénicos, pois os factos que eles apresentaram eram mais científicos e menos questionáveis que os do grupo que se apresentou a favor destes alimentos modificados laboratorialmente.
    Em relação ao tema do debate, eu não tenho uma posição muito definida nesta discussão. Na minha opinião, os alimentos biológicos e naturais são melhores, assim como mais saudáveis para todos os seres vivos. Sendo os alimentos transgénicos modificados geneticamente, poderão haver efeitos colaterais prejudiciais para a nossa saúde, apesar de não haver certezas de que isso possa ser verdade. Portanto, eu penso que devemos escolher sempre produtos produzidos pela natureza, que está em perfeito equilíbrio e evitar produtos falsificados pelo homem, um ser imperfeito.

    Mariana Meireles nº17 12º1

    ResponderEliminar
  5. Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas. Estes possuem alterações em excertos do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenharia genética.
    No entanto, o local em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados. Além disso, os genes são posteriormente transferidos entre espécies que não se relacionam, ao longo de extensas cadeias alimentares, sendo as fronteiras da natureza desrespeitadas, ou seja, as fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações são quebradas.
    A ingestão de alimentos geneticamente modificados (transgénicos) pode trazer diversos malefícios para a saúde humana. O efeito mais notório no ser humano é o aparecimento de alergias em maior proporção do que as relativas aos cultivos convencionais.
    Outra desvantagem dos alimentos transgénicos é o aumento da resistência de bactérias nocivas a antibióticos, podendo mesmo levar ao desenvolvimento de novas doenças ou à resistência de doenças aos medicamentos já existentes como modo de prevenção ou cura de outras doenças.
    Entre o grande leque de desvantagens dos alimentos transgénicos, é, também, crucial mencionar a redução da biodiversidade, uma vez que estes organismos podem levar ao desaparecimento de populações benéficas para o meio. Também as culturas biológicas podem ser afectadas, na medida em que os alimentos transgénicos podem poluir os terrenos e lençóis de água envolventes contaminando e até diminuindo a fertilidade natural dos solos envolventes.
    O argumento mais vezes utilizado a favor dos alimentos transgénicos é o seu grande contributo na redução da fome do mundo. No entanto, vários estudos provam que a produção mundial actual excede a necessária, persistindo um desequilíbrio na distribuição de alimentos pelas várias populações. O problema da fome encontrar-se-á, portanto, ligado às desigualdades sociais e não à falta de produção alimentar, tornando a engenharia genética, em parte, inútil na solução deste problema.
    O desconhecimento das consequências da utilização dos alimentos geneticamente modificados pode levar a um desenlace extremamente nefasto à escala mundial, sendo, portanto, fulcral investir na criação de mecanismos públicos de controlo, gestão e avaliação dos riscos ambientais e sociais causados pela biotecnologia e pelos seus produtos, antes que os danos na população mundial se tornem irreversíveis.

    Aqui está o meu texto no qual demonstro a minha posição contra os organismos geneticamente modificados. Peço desculpa pela demora.

    ResponderEliminar