sexta-feira, 29 de maio de 2009

Mercados para Peixe Sustentável em Portugal


Cadeias portuguesas de supermercados chumbadas pela Greenpeace
19 MAI 09 às 12:01

Os ambientalistas da Greenpeace voltaram a rastrear o peixe que é vendido nas grandes lojas e a maioria continua a não levar em conta as espécies mais mais ameaçadas, mas ainda assim houve uma alteração com sinal positivo.
ler notícia TSF

5 comentários:

  1. http://www.greenpeace.org/portugal/ranking2

    ResponderEliminar
  2. Professora, o meu comentário acerca dos OGM's ultrapassa o limite dos caracteres permitidos por comentário. Para não estar a dividir o texto em partes, para não gerar confusão, enviei-o para o seu e-mail, em formato Word. Desculpe.
    Bom fim-de-semana prolongado!

    ResponderEliminar
  3. Estive agora a calcular a minha pegada ecológica pelo documento que está no moodle e é de 4 a 6 ha... Podia ser pior.... (já que eu não vou estar presente na próxima aula)

    ResponderEliminar
  4. "Gaia: Polvos morreram com excesso de água doce - análises"

    Os polvos que deram à costa em Vila Nova de Gaia morreram devido ao excesso de água doce que correu para o oceano durante as fortes enxurradas que assolaram a região nos dias anteriores, revelaram as análises.
    De acordo com fonte oficial do Ministério da Agricultura, as análises efectuadas aos polvos pelo Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), antigo IPIMAR, revelaram que houve um "desequilíbrio na salinidade" dos polvos que lhes provocou a morte.

    (in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10548101.html)

    Como aprendemos no 10º Ano, a osmorregulação evidencia processos através dos quais os seres vivos enfrentam oscilações no meio interno e no meio externo. Há numerosas condições do meio que funcionam para as espécies como factores limitantes, isto é, são condições cuja ausência, excesso ou deficiência se podem tornar incompatíveis com a sobrevivência dos indivíduos, condicionando a distribuição das populações. Talvez tenha sido o que aconteceu com os polvos. O aumento de água doce comprometeu esse equilíbrio, levando à morte dos moluscos.

    (Professora, como não encontrei uma etiqueta específica, decidi publicar aqui.)

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita!

    Muito me agrada que esteja atenta às notícias! Porque já vi que se começou a entranhar "o bichinho" da curiosidade e de querer saber mais, vou convidá-la para o meu Blog (BioGeoZarco) onde divulguei, precisamente, estas duas notícias que acabou de comentar. Só não as divulguei no nosso Blog porque: primeiro, têm sido muito noticiado, portanto seguido por todos, segundo não queria sobrecarregar-vos e, terceiro, costumo distribuir as notícias por centros de interesses e conteúdos...
    Mas como vejo o seu interesse, vai fazer parte dos meus convidados. Continuação de bom fim de semana e bom trabalho!

    ResponderEliminar