Uma verdade inconveniente(An inconvenient truth)
País/Ano de produção: Estados Unidos, 2006
UMA VERDADE INCONVENIENTE
Podemos ainda evitar o colapso? Diz o autor que «estamos em colisão com o sistema ecológico do planeta, o que resulta na ruína dos seus componentes mais vulneráveis.» Não obstante, acrescenta, «ainda vamos a tempo de escolher um futuro pelo qual os nossos filhos nos agradecerão.» Para vencer este titânico desafio, precisamos apenas… de vontade política! Um livro imprescindível. Tem tudo o que já viu no filme, e muito mais… que o filme não mostra. Tem tudo o que precisa de saber, para
compreender o problema e para poder agir… e exigir. Concilia a informação
científica mais recente e rigorosa com uma clareza de comunicação invulgar.
Ninguém deverá ficar indiferente a esta mensagem!A nossa crise climática pode, por vezes, parecer-nos estar a acontecer lentamente, mas, na verdade, está a desenrolar-se muito rapidamente e tornou-se uma verdadeira emergência planetária.A expressão chinesa para crise é formada por dois caracteres. O primeiro é um símbolo de perigo e, o segundo um símbolo de oportunidade. A fim de enfrentarmos o perigo que nos espreita e de ultrapassá-lo, temos de reconhecer, em primeiro lugar, que estamos perante uma crise.Por que será, então, que os nossos líderes parecem não ver esses sinais de alerta? Estarão a resistir à verdade, porque sabem que no momento em que a reconhecerem terão de enfrentar o imperativo moral de agir? Será apenas mais simples ignorar os avisos?Talvez, mas as verdades inconvenientes não desaparecem apenas porque não são vistas. De facto, quando não lhes damos resposta, a sua relevância não diminui, aumenta.(Al Gore)
...vale a pena saber mais aqui: http://www.soeconomia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1025&Itemid=113
Albert Arnold Gore Jr.
45º vice-presidente dos Estados Unidos da América
Mandato:20 de Janeiro, 1993 até 20 de Janeiro, 2001
Nascimento:31 de Março, 1948 Washington, DC
Partido:Democrata
Profissão:jornalista
Biografia
Em 2000 concorreu à presidência dos Estados Unidos e perdeu, em uma eleição marcada por contagem polémica dos votos, para George W. Bush, apesar de ter tido mais votos populares, já que Bush obteve mais delegados no colégio eleitoral. Em 2006, lançou An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente), documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global, o qual se sagrou vencedor do Oscar de melhor documentário em 2007.
Al Gore é um activista ecológico, tendo escrito dois livros, A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano (Augustus, 1993, 452 páginas) e Uma verdade inconveniente (Manole, 2006, 328 páginas).
Em Fevereiro de 2007, Al Gore e o presidente da empresa Virgin, Richard Branson, lançaram uma competição que dará 25 milhões de dólares (cerca de 18 milhões de euros) para o cientista que apresentar a melhor proposta para 'limpar o ar' do planeta, ou seja, diminuir as quantidades de dióxido de carbono na atmosfera.
Prémio Nobel da Paz
Al Gore recebeu o prémio Nobel da Paz em 2007, junto com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU, "pelos seus esforços na construção e disseminação de maior conhecimento sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem e por lançar as bases necessárias para inverter tais alterações". Recebeu ainda o Premio Príncipe de Asturias de la Concordia de 2007, galardão concedido pela Fundación Príncipe de Asturias, na cidade de Oviedo (Espanha). http://pt.wikipedia.org/wiki/Al_Gore
publicado por c.reis
Já vi o documentário 3 vezes, mas acho sempre bom recordar para nos relembrarmos e tomarmos consciência do mal que estamos a fazer à Terra.
ResponderEliminarÉ preciso ter muita coragem para fazer o que este Senhor fez. Ao menos ainda não o mataram... Sim, porque muitas verdades são inconvenientes!
ResponderEliminar