sábado, 9 de maio de 2009

Transgénicos: Coragem ou hipocrisia?

Milho Bt, que possui uma toxina que elimina pragas de insetos graças a um gene da bactéria Bacillus thuringiensis inserido em seu genoma (foto American Phytopathological Society).

OPINIÃO
Transgénicos: Coragem ou hipocrisia?
Numa altura em que se reconhece - como aconteceu recentemente numa Conferência Mundial - que é necessário duplicar a produção agrícola até 2050 para garantir a segurança alimentar no mundo e quando a área de culturas geneticamente modificadas atingiu os 125 milhões de hectares a nível mundial (+9.4% que em 2007), sendo a soja, o milho, o algodão e a colza as culturas dominantes, creio que vale a pena reflectir na actual política europeia em matéria de organismos geneticamente modificados.
Não porque partilhe da opinião que os transgénicos vão resolver a fome no mundo - essa é uma outra questão - mas porque a biotecnologia é uma ferramenta de extrema importância não só para a melhoria das produtividades agrícolas, introdução de culturas em áreas naturalmente adversas (falta de água, problemas de salinidade…) mas também para a melhoria da qualidade dos alimentos para animais e humanos, como a introdução de ómega 3, ácidos gordos essenciais, redução de fósforo, potencialidades que podem e devem ir ao encontro das novas e diferentes necessidades dos consumidores. No entanto, como qualquer nova tecnologia tem de ser avaliada e monitorizada à luz de critérios científicos.
...
continua...
...
Era bem melhor que os responsáveis políticos dos países anti-OGM e as organizações que os apoiam explicassem às suas opiniões públicas esta realidade ou então que propusessem simplesmente a proibição dessas importações.
Entretanto, não existem vencedores e vencidos. Todos perdemos e vamos seguramente pagar essa factura, mais tarde ou mais cedo. E essa pode ser a diferença entre uma nova PAC pós-2013, recentrando a Agricultura na sua nobre função de produção de alimentos, potenciando o desenvolvimento de uma Agro-Indústria sustentável, que crie emprego e riqueza para o País mas assegurando ao mesmo tempo, num Contrato com a Sociedade, a protecção da paisagem, dos recursos naturais e do Ambiente, desenvolvendo, valorizando e dignificando o Mundo Rural. Preparando de algum modo o "regresso ao campo".

Pode ser que o futuro Parlamento Europeu e uma nova Comissão tenham uma outra visão e outro "olhar" sobre um dossier de grande importância para todos nós.

Até lá, a escolha parece ser entre a Coragem e a Hipocrisia...

Lisboa, 23 de Abril de 2009
Jaime Piçarra
Engenheiro Agrónomo

http://www.agroportal.pt
Publicado em 23/04/2009

Sem comentários:

Enviar um comentário