segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Fragmento de vírus pode salvar vítimas de privação de oxigénio

Investigadores conseguiram interromper reacção do sistema de complemento
2009-09-07


Um fragmento inofensivo da cápsula de um vírus, que ataca geralmente durante a infância, pode parar um processo biológico que causa a morte a uma grande percentagem de soldados atingidos durante batalhas, vítimas de ataque cardíaco e recém-nascidos privados de oxigénio. De acordo com um estudo recentemente apresentado num encontro em Budapeste, é possível interromper o por vezes fatal sistema de complemento através da introdução da cápsula do vírus.

O sistema de complemento é um dos mecanismos biológicos mais antigos da evolução e existe de uma forma semelhante em todas as formas de vida, desde as gaivotas até às estrelas-do-mar. Genericamente, o sistema reconhece e destrói substâncias potencialmente tóxicas que entram na corrente sanguínea. Quando, por exemplo, uma estrela-do-mar perde um dos seus membros o sistema de complemento envia um contingente de células que atacam tudo o que tentar entrar no organismo.
Durante a evolução do ser humano, o sistema de complemento representou uma importante defesa natural. Graças às descobertas na medicina, e ao contrário do que acontecia, é possível sobreviver a situações de privação de oxigénio. Porém, as células privadas de oxigénio sofrem alterações ao nível bioquímico. Quando a corrente sanguínea e o nível de oxigénio são restaurados, estas alterações activam o sistema de complemento que destrói não só as células que entretanto sofreram alterações bioquímicas como as ditas saudáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário