quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da TERRA

A Quercus alertou hoje para o risco que o planeta corre de entrar em cataclismo e salientou que só em Portugal o consumo e a produção de resíduos estão 70 por cento acima da sua capacidade.



A propósito do Dia da Terra, que se assinala nesta quinta feira, a Quercus lembra que existe um grande défice ecológico que põe a nu a insustentabilidade da humanidade.

"Infelizmente, quatro décadas passadas desde o momento em que se designou internacionalmente um dia para celebrar o Planeta Terra, os dados indicam que o caminho percorrido não tem ido no bom sentido e a nossa capacidade de conhecer e respeitar os limites da sustentabilidade do Planeta não tem progredido", afirmam os ambientalistas em comunicado.

continua aqui

«A pegada ecológica* do cidadão europeu ocupa, em média, 4,6 hectares globais e a de um cidadão dos EUA 9,6 hectares globais, quando a disponibilidade global é de 1,8 hectares globais per capita, afirma a Quercus.

"Este desrespeito pelos limites do planeta Terra acontece quando apenas mil milhões de pessoas têm uma vida abastada, mil a dois mil milhões vivem em economias de transição e cerca de três a quatro mil milhões sobrevivem com apenas alguns euros por dia", sublinha a associação.
Por isso, os ambientalistas deixam um alerta: considerando que a população mundial em 2050 terá previsivelmente crescido dos actuais 6 mil milhões para 9 mil milhões, será necessário que os europeus reduzam a pegada ecológica para 25 por cento da actual e os EUA para 10 por cento.»


*A Pegada Ecológica permite evidenciar de que forma alterações no estilo de vida de cada indivíduo poderão influenciar o tamanho da sua pegada. Por exemplo, o aumento de pessoas que vivam na mesma casa permite a partilha entre residentes do consumo de energia; o uso de transportes públicos em detrimento de privados ou o uso de fontes de energia renovável e práticas de conservação são exemplos de iniciativas que poderão reduzir substancialmente a nossa Pegada Ecológica.

(O questionário da Pegada Ecológica surge mais como um instrumento de aprendizagem, não avaliando todos os nossos impactes na natureza.)
«Hoje comemora-se o Dia da Terra
Fonte: PUBLICO.PT
22-04-2006

A associação ambientalista Quercus considera que Portugal continua a registar um mau desempenho ambiental, cometendo cinco «pecados ambientais»:
- elevadas emissões de gases produtores do efeito de estufa;
- erosão costeira;

- perda gradual da biodiversidade;

- excesso de construção;

- enorme desperdício de água.»

Sem comentários:

Enviar um comentário