domingo, 29 de agosto de 2010

Sequenciação parcial do genoma do trigo

Investigadores explicam que cereal é essencial na alimentação mundial

CienciaHoje
2010-08-27

Uma equipa de investigadores britânicos anunciou, ontem, ter efectuado uma sequenciação parcial do genoma do trigo destinada a melhorar a produção deste cereal, fundamental na alimentação mundial.

As sequências tornadas públicas dão acesso, a investigadores e produtores, a 95 por cento dos genes do trigo, afirma em comunicado o conselho britânico responsável pela investigação em biotecnologia e em ciências biológicas, que financiou a equipa.

“O genoma do trigo é cinco vezes maior que o humano e representa um desafio enorme para os investigadores. As sequências do genoma são um instrumento importante para cientistas e produtores”, afirmou Keith Edwards, da Universidade de Bristol, em comunicado.

O genoma do arroz, da soja e do milho já haviam sido sequenciados, mas não o do trigo. Esta descoberta pode ser utilizada para distinguir de forma mais rápida as diferenças entre duas variedades de trigo e identificar as características consideradas mais interessantes, como a resistência às doenças ou à falta de água.
Os investigadores acreditam que os genes podem também ser utilizados em seleção assistida, que melhore as características das várias variedades, ou para criar organismos geneticamente modificados.
Os resultados desta investigação, financiada por fundos públicos, foram publicados para permitir a um maior número de investigadores trabalharem sobre a matéria, o que, segundo os autores, pode melhorar, a médio prazo, o rendimento e a resistência das culturas.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
A equipa desenvolveu a sua investigação sobre a variedade designada por Tricicum aestivium e esta descoberta é mais uma etapa na sequenciação completa do genoma do trigo. Embora, advirta Etienne Paux, investigador do genoma do trigo no instituto francês de investigação agrónoma, a sequência do genoma do trigo “não é utilizável neste estado”. “O genoma do trigo é uma enciclopédia e obtiveram-se as palavras da enciclopédia, mas não se sabe qual a ordem em que surgem”, comentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário