quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Pegada ecológica portuguesa está acima da média mundial

WWF divulgou hoje o relatório “Planeta Vivo 2010”


CienciaHoje
2010-10-13
Procura humana de recursos naturais está a atingir níveis nunca vistos
Procura humana de recursos naturais está a atingir níveis nunca vistosPortugal ocupa o trigésimo nono lugar no ranking de países com maiores impactos ambientais relativos ao consumo de recursos naturais. Apesar disso, a pegada ecológica portuguesa diminuiu face a 2005, revela o relatório “Planeta Vivo”, divulgado hoje pela "World Wildlife Fund" (WWF).

"A pegada ecológica per capita de Portugal em 2007 posiciona o país em trigésimo nono lugar", com 4,5 hectares, quando a pegada mundial é de 2,7 hectares, refere a organização de conservação da natureza.

A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares. Assim, "Portugal está em défice ecológico”, pois a pegada ecológica, de 4,47 hectares por pessoa, excede o valor da biocapacidade.  ler notícia completa

1 comentário:

  1. Ao ler esta notícia deu-me vontade de imediatamente publicar uma outra que li:


    Gordura Poluída

    A exposição ao ar poluído na infância e adolescência pode conduzir à obesidade em adulto, segundo um estudo do biólogo Qinghua Sun, da Universidade de Ohio.
    Ratos expostos à poluição cinco dias por semana, durante dois meses e meio, criaram mais células gordas e registaram níveis de açúcar no sangue mais elevados do que outros que respiraram ar puro nos primeiros tempos de vida. Os animais começaram a experiência às três semanas de idade, correspondendo o período à infância e adolescência de um ser humano. A obesidade é independente da dieta dos ratinhos. Qinghua vai agora estudar o fenómeno em humanos na cidade de Pequim.

    in Revista TempoLivre, Inatel (Janeiro 2011)

    ResponderEliminar