quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Investigador do IGC vence Prémio Simbiontes com trabalho em oncobiologia


2010-12-15

CienciaHoje
Por Marlene Moura

"Vamos tentar enganar os telómeros para pensarem que ainda são novos"

Miguel Godinho Ferreira, investigador do Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC), é o primeiro a vencer o Prémio Simbiontes pelo seu trabalho de investigação na área da oncobiologia. O financiamento, no valor de dez mil euros, é para desenvolver um projecto que incide no estudo das alterações celulares que estão na base do desenvolvimento de cancro em adultos.
Segundo o cientista asseverou ao «Ciência Hoje» (CH), “o maior factor de risco para o cancro é a idade”, já que, de todas as doenças oncológicas, “mais de 80 por cento aparecem em pessoas acima dos 50 anos”. O destaque vem no seguimento do estudo já publicado na «Nature» sobre o nível de cromatina em telómeros funcionais.
Os resultados na área da Biologia do Cancro, da equipa liderada por Miguel Godinho Ferreira, poderão contribuir de forma significativa para a compreensão e combate das doenças cancerígenas. A descoberta explica que “na ponta dos nossos cromossomas existem umas estruturas protectoras, os telómeros, que se vão desgastando à medida que envelhecemos e que constituem um relógio molecular que indica a idade das nossas células, tal como acontece com o plástico protector na extremidade dos atacadores”, refere como analogia.
ler notícia completa

Sem comentários:

Enviar um comentário