sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tumores mamários

Carlos Caldas explica como tumores mamários resistem a tratamentos - Padrões de ligação de estrogénio variam em cancros de prognóstico diferente

CienciaHoje
2012-01-11
Por Marlene Moura (texto)
Células cancerígenas dependem de estrogénio para sobreviver.
 "Uma equipa de investigadores, especializados em cancro, do Instituto de Investigação de Cambridge ( Cambridge Research Institute), onde se destaca o cientista português Carlos Caldas*, descobriu de que forma os receptores de estrogénio (ER) se ligam a diferentes partes do DNA em pacientes com cancro da mama, especialmente nos que têm mais apetência para ter uma recaída, segundo avançou um estudo publicado na «Nature».
Para o cientista português, que assina o artigo com o seu colega J. Carroll, “a observação mais importante é o facto de o receptor de estrogénio (ER) ter um padrão ‘de ligação’ ou ‘binding’ no genoma, que difere nos tumores de bom e mau prognóstico, porque pelo menos três quartos de cancros da mama são positivos para o receptor do estrogénio".
Esse ER, no fundo, “é uma proteína existente no citoplasma das células, que quando ligada pela hormona feminina Estrogeneo migra para o núcleo, funcionando como um “factor de transcrição”, que por sua vez se liga ao DNA”, segundo explicou ao jornal «Ciência Hoje»."
...
... Recorde-se que "o ER regula programas de transcrição de genes que levam à sobrevivência de células cancerígenas”, concluiu.

*O cientista português Carlos Caldas é actualmente docente no Departamento de Oncologia na Universidade de Cambridge e investigador no Cancer Research UK Cambridge Research Institute.

ler mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário