quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Para ler e refletir...


Cérebro humano está a ficar menos inteligente

Geneticista norte-americano diz que que perdemos pressão evolutiva

Um geneticista da Universidade de Stanford (EUA) refere que o ser humano passou por mutações genéticas que resultaram na perda de capacidade intelectual ao longo dos milénios.
Segundo Gerald Cabtree, o cérebro humano precisa de milhares de genes para ser formado e simples alterações podem causar grandes problemas no processo de assimilação de conhecimento.

O cientista que lidera um laboratório de genética salientou num estudo – intitulado «O nosso frágil intelecto», publicado na «Trends in Genetics» – que a inteligência humana atingiu seu ápice há milhares de anos, e tem diminuído desde então, porque a vida tem sido simplificado ao longo dos anos.
No tempo das cavernas, as situações eram mais complicadas e só sobreviviam os mais hábeis. Por exemplo, quem não conseguisse escapar de uma fera ou de um guerreiro de uma tribo inimiga, morria; quem não encontrasse forma de se alimentar morria de fome. Só os mais inteligentes sobreviviam e geravam descendentes.
Cabtree acredita que os humanos “perderam a pressão evolutiva”, o que levou à perda de capacidades intelectuais e emocionais, porque já não precisamos de inteligência para sobreviver e tudo nos é facilitado com smartphones, GPS, motores de busca na internet, etc..
continua aqui

CienciaHoje
2012-12-04


Sem comentários:

Enviar um comentário