segunda-feira, 20 de maio de 2013

Debate sobre Transgénicos - " Prós e Contras..."



Para os que não tiveram oportunidade ou não quiseram participar no debate, podem deixar aqui a vossa opinião fundamentada.

4 comentários:

  1. Sou contra os transgénicos, pelo menos atualmente, uma vez que são alimentos modificados, logo não sabemos com clareza quais as consequências do seu consumo (tanto pelo homem como por todos os seres vivos em geral) a longo prazo, nem as consequências que terá para o meio ambiente. Para além das razões referidas na aula (os efeitos que causaram nos ratos, as alergias que certos transgénicos causam a certas pessoas, a resistência destes novos alimentos a pragas, etc), um outro argumento contra os transgénicos que penso não ter sido referido no debate é o facto de se gastar tanto dinheiro em testes, e a maior parte destes alimentos transgénicos não serem aprovados, como referiu a Raquel Diogo. Ou seja, nestes casos, o dinheiro é gasto "para nada" uma vez que não há qualquer proveito retirado destas experiências. Assim, por estas razões e pelo que se conhece atualmente, sou contra este tipo de organismos. Vanessa Silva, nº21 12º1

    ResponderEliminar
  2. Desde que os estudos do transgénico refutem malefícios para a saúde daqueles que o consome e dos organismos relacionados com este (no caso dos animais que ingerem alimentos transgénicos), sou a favor deste tipo de alimentos.
    Em primeiro lugar, como se sabe, o crescimento populacional ultrapassará os recursos existentes no nosso planeta, pelo que é necessário criar formas de melhorar os alimentos, por exemplo, tornando-os mais resistentes às pragas. Como referido no debate, é verdade que as pragas podem sofrer mutações e voltar a atacar os alimentos, mas para isso não se fazia uso nem da luta química e nem se reproduzia seletivamente animais ou plantas com o fim de obter organismos com caraterísticas desejadas, deixando-os simplesmente na sua forma "natural".
    É claro que a modificação do pratimónio genético é algo mais complexo e imprevisível. E é por isso que acho imprescindível estudos para comprovar o benefício de um transgénico.
    Relativamente às questões propostas pela professora antes do debate, acredito que a sociedade baseia-se mais no receio de algo novo, estando sem informações concretas sobre o assunto, para "atacar" os transgénicos; e acho que é direito do consumidor saber o que contém o seu alimento.
    Ester Almeida, nº 6, 12º1

    ResponderEliminar
  3. Em geral e à primeira vista, eu sou contra os alimentos transgénicos, visto que o Homem ainda não conhece na totalidade a área da manipulação genética, o que torna estes alimentos duvidosos e, talvez, pouco seguros para a nossa saúde. No entanto, se formos a casos particulares como o de pobreza e de fome nos países pouco desenvolvidos, estes alimentos podem ser uma boa solução para este problema, visto que muitos dos alimentos transgénicos são maiores e mais nutritivos do que os chamados "normais".
    Um exemplo de um alimento transgénico é o do salmão que vimos na aula de biologia. Este é um dos casos que poderia ser vantajoso como solução ao problema que mencionei em cima, quanto mais não seja pelo seu tamanho em relação ao salmão que estamos habituados a ver.

    ResponderEliminar
  4. Atualmente, mesmo fazendo várias pesquisas, não tenho nenhuma posição definida sobre os transgénicos.
    Os transgénicos resultam são o resultado da biotecnologia aplicada à pesquisa agricultura, que tanto pode ter consequências positivas como negativas.
    Por um lado, é verdade que estes podem melhor a qualidade dos alimentos e torna-los mais resistentes a pragas no entanto Ester, o outro pode em vez de desaparecer, pois além de a praga poder tornar-se resistente a esse pesticida, pode surgir uma nova praga para essa mesma espécie, como mostra este artigo publicado na “Science” http://www.portaldomeioambiente.org.br/component/content/article/1161-meio-ambiente-rural/4070-transgenico-mata-uma-praga-e-traz-outra.pdf, em que um estudo chinês mostra que algodão Bt acabou com lagartas, mas que plantações de algodão foram invadidas depois por percevejos. Isto é, em vez de se eliminar o mal, ainda se piora a situação.
    Mesmo realizando estudos, muitas é impossível prever como vai reagir a natureza às alterações que Homem introduz.

    Noutra perspectiva, os transgénicos também podem ter o seu lado positivo, como por exemplo, o aumento da produtividade de determinados alimentos, que pode assim originar o aumento da oferta deste e consequentemente a redução seu preço de mercado. Podem também ser um aliado no combate ao défice alimentar, pois apesar de estes serem inicialmente produzidos nos grandes países como os EUA, podem ser transferidos e produzidos em continentes como África, onde escasseiam estes recursos.
    Contudo, Vanessa, acho importante referir que os estudos devem continuar a ser feitos, pois mesmo gastando muito dinheiro é necessário respostas para os possíveis efeitos que podem ter na saúde humana, pois não pode ser por dinheiro que deixa de procurar a cura, ou solução de um problema, a saúde humana (e não só) deve ser o objetivo principal e não os interesses económicos.

    Em suma, acho que é necessário que todos os produtos transgénicos que atualmente são comercializados devem ser examinados, avaliados e julgados, caso a caso, tendo sempre como base a legislação, os preceitos éticos, morais, socio- económicos e de segurança ambiental, sem nunca se por em risco a vida e sua evolução.

    ResponderEliminar