terça-feira, 25 de junho de 2013

Apreciação do exame de Biologia Geologia, prova 702, 11º ano 2013

Ao GAVE

 De Ponta Delgada, Açores, 20 de Junho de 2013

Apreciação do exame de Biologia Geologia, prova 702, 11º ano 2013

"Na qualidade de encarregadas de educação e professoras da disciplina, temos a realçar que, à primeira vista e sem a preocupação de resolver a prova, ela nos pareceu equilibrada em termos de extensão, na frequência das diferentes tipologias das questões e distribuição de conteúdos da biologia e da geologia. Com documentos interessantes e questões de pertinência curricular. Quando colocadas na pele de um aluno, e resolvendo o exame, fomos gradualmente percebendo uma tendência para a omissão de informação relevante, constante nos documentos originais, e um elevado grau de complexidade quer no conteúdo, quer na terminologia específica, desadequada e não relevante para a resolução da prova e com a agravante de não constar dos termos e conceitos do programa da disciplina.
Especificamente:
..."
continua aqui

Fico a aguardar a resposta a algumas destas pertinentes alegações !...

2 comentários:

  1. Boa noite professora,

    Li atentamente o documento, e como aluna que realizou o exame em questão, subscrevo em pleno todas as ideias aqui defendidas.

    Pessoalmente, acho que o exame não avalia os conhecimentos dos alunos, mas sim a nossa capacidade interpretativa de factos que nos são apresentados (revelando-se alguns, a meu ver, de extrema complexidade e até um pouco fora do contexto).
    Conheço alunos que pouco ou nada estudaram para este exame(tendo já em vista a 2ª fase) e que segundo a sua correção vão tirar notas acima de 17. Isto é prova de que a 'estrutura' do exame deveria ser reformulada, tendo como objetivo avaliar o nosso conhecimento e não a nossa capacidade de interpretação, já que para tal, existe o exame de português.

    Melhores cumprimentos,
    Joana Silva 12º1

    Boas férias professora!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Joana. Felicidades para o Exame de Português!

    ResponderEliminar