quinta-feira, 18 de julho de 2013

Ilhas Selvagens merecem mais respeito

"O Presidente da República afirmou hoje nas ilhas Selvagens que não tem "nenhuma garantia" de que haja um acordo entre os partidos que estão a negociar o "compromisso de salvação nacional", mas que aguarda com serenidade o seu resultado..."
ler mais aqui: Expresso, por Luísa Meireles
20:04 Quinta feira, 18 de julho de 2013

- Lamento que tenham aproveitado o nome de uma das nossas Reservas Naturais mais antigas, não para divulgar a importância de proteger locais de nidificação de aves marinhas, como as cagarras*, mas sim, para especular sobre politiquices que primam em desrespeitar a Natureza!
 
*Cagarra- Calonectris diomedea borealis (Cory 1881)
Fonte foto: http://www.avesdeportugal.info/caldio.html
"As Ilhas Selvagens são compostas por dois pequenos grupos, de onde se destacam a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. A Reserva Natural foi criada em 1971 (sendo uma das mais antigas de Portugal), devido à necessidade de proteger a avifauna marinha. Devido às condições que estas ilhas oferecem para a nidificação das espécies de aves marinhas, é frequente ouvir dizer que são um 'paraíso ornitológico".
"Crê-se que nestas ilhas exista a maior colónia de Cagarras do mundo. Dada a inexistência de predadores e de ameaças, chegam a terra ainda de dia pelas 17h."

- Felizmente  outros artigos repõem a verdadeira essência da visita, como este aqui:

Ilhas Selvagens: refúgio para numerosas espécies

Público, Por Tolentino de Nóbrega  em 18/07/2013 - 00:01

"As lhas Selvagens, dadas as suas características peculiares, constituem um óptimo local de nidificação e refúgio para numerosas espécies. Por isso assumem uma importância relevante quer a nível nacional, quer internacional, tendo sido objecto de estudo de expedições científicas multidisciplinares desde o século XVIII aos tempos modernos.
Embora possuam, entre a centena de espécies, algumas plantas que são endémicas ou exclusivas, é na fauna, sobretudo na ornitológica, que se concentra a maior riqueza natural das Selvagens. De facto, as grandes concentrações de aves marinhas dão um estatuto de santuário da natureza a estas ilhas que nesta quinta e sexta-feira serão visitadas, pela terceira vez, por um Presidente da República."
ler mais aqui:


Visita de estudo à Reserva Natural das Ilhas Desertas (Parque Natural da Madeira) _Fotos mclameiras



Sem comentários:

Enviar um comentário