segunda-feira, 27 de abril de 2015

7 truques e hábitos para melhorar a sua memória


Conheça alguns truques e hábitos para se lembrar melhor das coisas e manter a o cérebro saudável, segundo o agregador O Meu Bem Estar.

1.Associar o que se quer lembrar a uma imagem
“O nosso cérebro lida melhor com imagens do que com informação abstracta”, afirmou. Para decorar a ordem das cartas de um baralho, por exemplo, Dellis relaciona cada uma das cartas com alguém ou a alguma coisa.

2.Guardar as informações em diferentes “lugares” no cérebro
O que fazer com tantas representações “soltas” na nossa mente?
As imagens criadas devem ser “acomodadas” em algum espaço que a pessoa frequente ou já tenha frequentado, por exemplo, a casa onde vive, a sala onde trabalha, um parque ou, simplesmente, o ambiente em que está neste exato momento.
Essa noção espacial é importante para compartimentar as informações na mente e torná-las mais acessíveis, quando forem necessárias.

3.Fazer exercícios mentais
Seja memorizando a ordem de um baralho, seja fazendo palavras-cruzadas, seja aprendendo um novo idioma, o exercício mental é essencial para manter uma mente saudável.
De acordo com a neurologista Sonia Brucki, as atividades de memória são usadas desde a Grécia antiga e até hoje mostram um resultado positivo no desenvolvimento cognitivo das pessoas.
A atividade deve ser escolhida de acordo com as preferências pessoais de cada um. O importante é não ficar parado.

4.Fazer exercícios físicos
Nelson Dellis e Sonia Brucki concordam que as atividades físicas são essenciais para que a o cérebro funcione bem e consiga reter mais informações.
Brucki explica que os exercícios são importantes porque melhoram a função cardiovascular, aumentam o fluxo sanguíneo do cérebro, promovem o crescimento dos neurónios e aumentam as conexões da região do hipocampo, responsável pela memória.
.
5.Cuidar da alimentação
A alimentação também é um fator importante no processo de avivar a memória. De acordo com Brucki, a melhor opção é aquela que inclui muitos vegetais, alimentos ricos em ómega 3 e ómega 6 (atum, salmão e arenque), vitamina E (óleos vegetais e sementes) e ácido fólico (feijão e fígado).
A ideia básica destas dietas alimentares é reduzir o máximo possível os ingredientes industrializados (doces ricos em sódio e gordura) e consumir muito peixe, frutas, verduras, legumes, grãos integrais, gorduras boas (não saturadas) e um copo de vinho por dia.

6.Ter vida social
A vida social ativa é um fator que ajuda e muito na manutenção de uma boa memória, de acordo com Dellis e Brucki. O relacionamento com outras pessoas é importante para a qualidade de vida da pessoa e vários estudos já mostraram que as pessoas com relações sociais mais ativas têm um desempenho cognitivo melhor do que aquelas que têm pouca vida social.

7.Manter o bom humor
O bom humor é muito importante para um melhor funcionamento do cérebro, segundo a neurologista.
No entanto, para Nelson Dellis, seguir este truque não é a garantia de uma memória infalível. “Eu ainda me esqueço das coisas."

Sem comentários:

Enviar um comentário