terça-feira, 24 de novembro de 2009

Leis de Mendel

1ª Lei de Mendel:
«Lei da Segregação dos Factores» ou «Lei da pureza dos Gâmetas»




A 2ª lei de Mendel:
«A segregação independente de dois ou mais pares de factores»

Além de estudar isoladamente diversas características fenotípicas da ervilha, Mendel estudou também a transmissão combinada de duas ou mais características. Por exemplo, em suas expriências foram considerados simultaneamente a cor da semente, que pode ser amarela ou verde, e a textura da casca da semente, que pode ser lisa ou rugosa.
Plantas originadas de sementes amarelas (AA) e lisas (BB), ambos traços dominantes, foram cruzadas com plantas originadas de sementes verdes (aa) e rugosas (bb), traços recessivos. Todas as sementes produzidas na geração F1 eram amarelas e lisas.

Ao estudar a herança simultânea de diversos pares de características. Mendel sempre observou, em F2 , a proporção fenotípica 9:3:3:1, consequência da segregação independente ocorrida no duplo-heterozigoto (diíbrido), que origina quatro tipos de gameta.
Mendel concluiu que a segregação independente dos factores para duas ou mais características era um princípio geral, posteriormente chamada segunda lei de Mendel: Os factores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/2leidemendel.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-mendel/primeira-lei-de-mendel-2.php

Sem comentários:

Enviar um comentário