terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A pegada ecológica de um encontro «verde»


A pegada ecológica de um encontro «verde»
2009-12-07

A reunião de Chefes de Estado, estrelas pop, dirigentes de Organizações Não Governamentais e ambientalistas na Cimeira de Copenhaga deverá gerar 40.5 toneladas de emissões de gases de estufa, um valor que foi reduzido ao máximo e será compensado em acções futuras. Mais de 17 mil pessoas estarão por estes dias na capital da Dinamarca, por isso, a organização fez questão de pedir aos participantes que utilizassem a forma mais sustentada de fazer transportar, por exemplo.

Só no que se refere à conferência, devido às viagens (nomeadamente os voos privados, mais 140 que o normal só no aeroporto de Copenhaga, e as limousines, diz-se que serão mais de mil, com dezenas de carros de escolta) estima-se que as emissões sejam idênticas às de uma cidade com cerca de 150 mil habitantes.

O governo dinamarquês, contudo, já se disponibilizou para minimizar as emissões e as compensar. Para cuidar em casa, o espaço da conferência decidiu reduzir em 20 por cento o valor de emissões de CO2 antes da realização da conferência, os proprietários das instalações hoteleiras foram incentivados a alargar o número de quartos certificados como amigos do ambiente, os delegados foram incentivados a utilizar o transporte público para chegar ao Bella Center, beber água da torneira para evitar o desperdício de garrafas e também não haverá as habituais prendas, capas e sacos para os participantes.
continua...
CienciaHoje

Calcule a sua pegada ecológica 

Sem comentários:

Enviar um comentário