quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Homenagem ao professor que me iniciou na Biologia Molecular (Coimbra-1971-1976)

Arsélio Pato de Carvalho é «Seed of Science - Carreira» 2011

Aos 76 anos dirige o Instituto de Educação e Cidadania na Mamarrosa, Bairrada


2010-11-10
Cienciahoje
Por Jorge Massada

Arsélio Pato de Carvalho, o primeiro português a licenciar-se em Bioquímica, foi escolhido pela Direcção de Ciência Hoje para receber o prémio «Seed of Science» 2011 na categoria «Carreira». Começou por negar merecê-lo para acabar a dizer: «É uma honra!».
Nome incontornável da comunidade científica nacional e internacional, Pato de Carvalho, nascido em 1 de Agosto de 1934, foi para os Estados Unidos com 16 anos, regressando 18 depois a Coimbra, para onde trouxe o conceito de ensino de pós-graduação.

Licenciou-se na Universidade da California, em Berkeley, onde também se doutorou em Fisiologia Celular.

A sua obra científica, espalhada em mais de duas centenas de artigos publicados, centra-se no campo da Fisiologia Celular e na Neurobiologia. Pertenceu a várias comissões consultivas e de avaliação do governo e da Fundação Gulbenkian.
É Presidente Honorário do Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra (CNC), um dos primeiros quatro laboratórios associados portugueses.

Já reformado, criou o «Instituto de Educação e Cidadania» na Mamarrosa, onde nasceu. Foi um regresso a casa, muito anos depois. “Quando voltei, continuei a ver as mesmas pessoas, no mesmo café, e estão, provavelmente, a falar sobre os mesmos assuntos”, diz num excelente artigo publicado pelo Ciência Hoje em 7 de Julho passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário