quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Investigadores transformam pele em células sanguíneas

Ciência ou Ficção?!

Estudo diz antever um futuro em que bancos de sangue não sejam precisos
CienciaHoje
2010-11-08
Investigadores especializados em células estaminais descobriram um novo método de fabricar sangue a partir de pele humana, que pode ser aplicado no tratamento de cancros, revela um estudo canadiano publicado, recentemente, na revista «Nature». Este método consegue transformar células sanguíneas com o mesmo perfil genético sem precisar de usar células estaminais embrionárias, indica a investigação.


O facto de não recorrer a processos complexos e eticamente controversos permite uma utilização mais simples, segundo os investigadores responsáveis pela descoberta. "Pensamos que no futuro poderemos criar sangue de uma maneira bem mais eficaz", frisou Mick Bathia, autor do estudo e investigador do Instituto McMaster da Escola de Medicina Michael G. DeGroote, em Hamilton, na província de Ontário.
Bathia revela que será possível congelar e armazenar diferentes tipos de sangue. Segundo a previsão desta equipa de investigadores, esta técnica poderá estar pronta para ser testada em seres humanos dentro de dois anos e levanta a possibilidade de personalizar a produção de sangue para cada paciente, pela primeira vez.


O procedimento consiste em retirar um pedacinho de pele (alguns centímetros apenas) – o que irá exigir um ponto no máximo para fechar –, extraindo fibroblastos (células abundantes que compõe o tecido conjuntivo e dão flexibilidade a pele) que são posteriormente submergidos em factores de crescimento.

A seguir, adicionando uma única proteína que liga o DNA que actua como um interruptor (liga/desliga), os cientistas ligaram e desligaram aproximadamente dois mil genes e reprogramaram as células da pele para as diferenciar ou estruturar em um milhão de ‘progenitores’ – células que produzem o sangue.

Todos os tipos de cancro
Os pacientes que mais podem beneficiar são aqueles que sofrem de leucemia, cujo sangue sofre mudanças genéticas (tornando-se canceroso) e que frequentemente necessitam de transplante de medula óssea, ou ainda outros com linfomas, tal como a doença do Hodgkin.

O procedimento não será limitado a leucemias, explicou também Bhatia. Doses pesadas de quimioterapia para tumores sólidos, tal como cancros da mama, do pulmão ou próstata, não destrói unicamente as células de cancro, mas “também interfere com o sistema sanguíneo”. “Se existir uma fonte alternativa de sangue, adicional à quimioterapia, esta pode até ser realizada em doses mais elevadas e aumentando a possibilidade de aniquilar o tumor, permanentemente”, sustentou igualmente o autor do estudo.


A perspectiva de fazer uma transfusão num paciente com sangue proveniente da sua própria pele deixa antever um futuro em que já não seja preciso recorrer a bancos de sangue. Em relação à utilização de células embrionárias, este método tem ainda a vantagem de não apresentar tanto risco de desenvolvimento de tumores. Contudo, o Instituto Nacional de Sangue Canadiano alerta que ainda não existe um substituto para o sangue humano e que os dadores continuam a ser precisos, tanto quanto antes.
 
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=45944&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário